Geral

Rituais são comuns no ano-novo

Simpatias para ganhar mais dinheiro, um emprego novo ou garantir sorte no amor até rituais de limpeza e purificação ou de agradecimento

Os desejos de ano-novo são sempre os mesmos – saúde, paz, prosperidade, amor, felicidade. Para garantir que o ano que se inicia traga realmente aquilo que todo mundo sonha para sua vida, algumas pessoas buscam rituais de limpeza, oferendas, simpatias e outros, tudo em busca daquilo que todos desejam: um ano feliz.

Simpatias para ganhar mais dinheiro, um emprego novo ou garantir sorte no amor até rituais de limpeza e purificação ou de agradecimento. Vale tudo de acordo com a fé e a vontade de cada um. Luiz Humberto Nunes, um dos proprietários da Casa São Jorge, em Tubarão, conta que foi até Riveira para realizar suas limpezas espirituais e oferendas de agradecimento, já se preparando para o próximo ano.

Segundo ele, os produtos mais procurados nessa época são os fluidos de limpeza, sabonetes de descarga, incensos de sete ervas, além dos produtos de oferenda, especialmente para Iemanjá, a rainha do mar. “Muitas pessoas fazem barquinhos com oferendas como perfume, sabonete, espelho, pente, flores e outros itens femininos”, ensina Luiz.

Para garantir um 2013 próspero, Luiz acredita que, no dia 31 de dezembro, pode-se fazer um banho de descarga com arruda e sal grosso, antes das 18h. A limpeza da casa pode ser feita com uma mistura de mel e água, que deve ser passada na casa dos fundos para a frente. “Sempre que queremos retirar algo do ambiente, devemos começar a limpeza do fundo. Quando queremos trazer, ela deve ser iniciada pela frente da casa”, ensinou Teresinha Pellisoli Nunes, esposa de Luiz, ao Jornal Diário do Sul.

Além dos rituais de limpeza e agradecimento, muitas pessoas acreditam que escolher os alimentos na hora da ceia, usar as cores adequadas ou até mesmo fazer simpatias pode ajudar na hora de convidar a paz e a prosperidade para o ano que nasce. “O importante é que cada pessoa, dentro de sua crença, mentalize coisas positivas e busque agir para que elas venham até si”, conclui Luz.