Segurança

Rocam realiza treinamento tático com motocicletas

Foto: Polícia Militar/Divulgação

Foto: Polícia Militar/Divulgação

Durante toda esta semana, os policiais militares da Ronda Ostensiva com apoio de Motocicletas (Rocam) da 8ª Região de Polícia Militar (RPM), estão participando na sede do 5º Batalhão de Polícia Militar (BPM), em Tubarão, do Treinamento Específico de Policiamento Tático com Motocicletas – Nível Básico I.

Tendo em vista o grande número de ocorrência envolvendo motos utilizadas em crimes, o emprego de policiais militares com motocicletas tem assumido um importante papel na segurança pública do nosso Estado. O objetivo é ter uma resposta rápida e eficiente à sociedade, tendo os policiais militais da Rocam incrementado as ações no combate e prevenção ao crime.

As instruções estão sendo ministradas pelo 1º tenente Carlos Alexandre da Silva e pelo soldado Rodolpho de Souza Gouveia, ambos lotados na Rocam/GPChoque, em Florianópolis. Durante a capacitação serão abordados assuntos referentes à doutrina de policiamento com motocicletas, pilotagem defensiva, noções de pilotagem de alto risco, pilotagem fora de estrada (Off Road), noções de escolta policial e tiro policial, com aulas teóricas e práticas, perfazendo um total de 35 horas/aula. Na sexta-feira (17) serão formados 21 policiais militares que atuarão nesta modalidade de policiamento nas cidades de Tubarão, Laguna, Imbituba e Braço do Norte.

O constante aprimoramento técnico é de suma importância para atividade policial militar, pois desta forma o policial treinado pode proporcionar segurança caso venha a acontecer alguma ocorrência de grande vulto, e o policiamento com motos é ágil, principalmente em horários de movimento intenso, conseguindo transpor obstáculos com maior facilidade que uma viatura.

Para o comandante do 5º BPM, tenente-coronel Giovani Silveira do Livramento, a modalidade de policiamento com motos é o diferencial no apoio e resolução de ocorrências. "O uso de motos na prevenção e repressão ao crime vem sendo ampliado em todo o Estado e é meta do atual Comandante-geral, o reforço no policiamento com emprego de motos. Aqui em Tubarão já temos quatro policiais motociclistas, já adquirimos mais uma moto com o convênio de trânsito e pensamos em ampliar assim que for possível”, finalizou o comandante.