Saúde

Rotary Day unirá cuidados com a população e solidariedade neste sábado, em Lauro Müller

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Com o objetivo de servir à comunidade, a primeira edição do Rotary Day será realizada a partir das 9 horas deste sábado (12), na Praça Henrique Lage, devendo seguir até o início da tarde. Ao fim da ação, um bolo será servido aos presentes para celebrar o centenário de fundação.

O presidente do Rotary, Luiz Antonio Just, explica o que é o Rotary Day. “É um dia estipulado por esta organização internacional. Ao menos em uma data no ano deve ser realizada esta ação de trabalhos voluntários voltados para a comunidade. Entre eles, estão atividades relacionadas a documentações, exames e entre outros”, disse em entrevista à Rádio Cruz de Malta.

O diretor do Rotary Clube de Lauro Müller, Eduardo Fontanella, conta que, no dia, com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, serão distribuídos testes rápidos gratuitos de hepatite C, com o resultado instantâneo, da Campanha Hepatite Zero. “O objetivo é identificar os portadores de hepatite viral em Lauro Müller e orientá-los a procurar tratamento, além de levar conhecimento sobre a doença para a população”, explicou. 

Além disso, simultaneamente, será realizado um pedágio solidário. Os recursos arrecadados serão revertidos para o banco ortopédico que conta, atualmente, com 70 equipamentos. Todos eles estão emprestados. "O que impressiona é que há pessoas aguardando. Por isso, pedimos para as pessoas que pegaram os equipamentos emprestados e que não estão mais usando nos procurem para a devolução, pois há uma fila muito grande de espera”, solicitou o presidente.

Além disso, um novo projeto abraçado pelo Rotary Club de Lauro Müller também será beneficiado com o pedágio solidário. Trata-se do grupo de capoeira Cordão de Ouro, que atende em torno de 60 crianças das comunidades de Lageado, Itanema e Quilômetro Um, através de aulas gratuitas semanais. Durante o Rotary Day, serão realizadas apresentações de capoeira.

"Este apoio institucional é muito importante para mantermos as atividades deste projeto que está dando muito certo. Acreditamos que a capoeira é um instrumento de educação, saúde e sociabilização e inclusão. A realização dele é importante para, junto com a família e a escola, contribuir para a formação do ser humano. A copeira é bem completa, pois trabalha música, história do Brasil e todos os valores que vêm com os trabalhos cooperativos", destacou o professor de capoeira e responsável pelo grupo Bruno Silva.