Geral

Samae orienta e confere ligação dos imóveis na rede de esgoto em Araranguá

Foto: Divulgação/Samae

Ao orientar os moradores para que providenciem adequações quanto à correta ligação dos imóveis na rede de esgoto, o titular da fatura evita transtornos, prejuízo financeiro e danos. Consciente disso, o Samae tem intensificado a fiscalização deste procedimento. A equipe do Samae de Araranguá já vistoriou domicílios nos bairros Urussanguinha, Divinéia e Alto Feliz, além de boa parte dos bairros Coloninha e Vila São José.

De acordo com o engenheiro sanitarista do Samae, Everson Casagrade, Polaco, o serviço não tem custo para o morador, sendo realizado em todos os imóveis onde já existe rede de esgoto instalada na rua. “As inspeções têm como objetivo principal verificar se há conexão de esgoto e se a ligação foi executada da forma correta, orientando os moradores em caso de irregularidades. Aproximadamente 40% da área urbana de Araranguá dispõe de rede pública de esgoto”.

Os profissionais do Samae precisam entrar no imóvel para realizar a vistoria. Na fiscalização, que é realizada todas as manhãs, entre segunda e sexta-feira, exceto quando chove – é identificado o caminho percorrido pelos efluentes dentro da tubulação. Dessa forma, os fiscais – Enio Ribeiro, Dalton Anastácio Moraes e João Aires Fenk Júnior – analisam se a água do banheiro, lavanderia, cozinha e churrasqueira do imóvel está corretamente direcionada à rede de esgoto e se a água de calhas e piscina está escoando para a rede de drenagem.

Quer receber as principais notícias da região? Clique aqui e entre no nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado de forma rápida e confiável 

Ligações irregulares causam mau cheiro e contaminação do meio ambiente, facilitando a proliferação de doenças como verminoses, cólera e hepatite. Além disso, podem causar extravasamentos nas ruas e refluxo de esgoto.
Quando uma irregularidade é encontrada, o morador é notificado a providenciar a correção em até 30 dias e informar o Samae. O não cumprimento das adequações pode caracterizar dolo ou má fé, com o caso sendo comunicado para a Vigilância Sanitária Municipal e Ministério Público da Comarca de Araranguá.

 

Notícias Relacionadas

Rua é interditada após asfalto começar a ceder em Araranguá

Show nacional é a atração principal da festa da virada em Morro dos Conventos

Ecoponto de Araranguá disponibiliza descarte adequado para diversos tipos de resíduos

Servidores do Samae se engajam em campanha para doação de sangue