Economia

Santa Catarina vai exportar carne suína para a Coreia do Sul

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Santa Catarina é o primeiro estado brasileiro autorizado a exportar carne suína para a Coreia do Sul. O anúncio foi feito nesta terça-feira (5) pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Segundo o ministério, o embaixador da Coreia do Sul no Brasil, Lee Jeong Gwan, informou sobre a decisão de autorizar a importação da carne suína catarinense em uma carta à ministra Kátia Abreu.

De acordo com a Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca, a Coreia do Sul, é considerada um grande importador de carne suína. O país compra cerca de 800 mil toneladas do produto por ano.

Inicalmente, a expectativa é de que Santa Catarina envie 33 mil toneladas de carne suína por ano para a Coreia do Sul, o que representa uma receita de US$ 108 milhões. A exportação para o país asiático deverá significar um incremento de 17 a 20% nas vendas.

Fator sanitário

"O nosso status sanitário diferenciado foi o fator decisivo para a abertura do mercado sul-coreano. Santa Catarina é reconhecida internacionalmente pela excelência sanitária de seus rebanhos", declarou o secretário Moacir Sopelsa.

O estado é o único do Brasil livre de febre aftosa sem vacinação e também de peste suína clássica, com certificação da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), ressaltou o secretário.

Santa Catarina é o maior produtor e exportador nacional de carne suína, com  aproximadamente 27% da produção nacional e 35% das exportações brasileiras. Por ano, são cerca de 850 mil toneladas do produto.

G1 SC