Geral

Santander e Banrisul retardam atendimento em uma hora

Agências de Criciúma fecharam das 11h às 12h

Em repúdio a práticas unilaterais dos dois bancos sem negociar com os trabalhadores os bancários do Santander  nas suas  cinco agências e Banrisul uma agência em Criciúma  fizeram hoje (23) retardamento do atendimento nas agências em uma hora.  Os bancos fecharam das 11h às 12h. Os caixas eletrônicos mantiveram atendimento normal.

O protesto no Santander é marcado como “Dia Internacional de Luta contra as Práticas Antissindicais”  no Brasil.  Os bancários receberam apoio de trabalhadores da América Latina e Europa. 

Segundo o presidente do Sindicato dos Bancários de Criciúma e região, Ronald Pagel Soares, o Santander continua dispensando trabalhadores em 2013, mesmo depois do processo de demissões em massa em dezembro do ano passado, quando o banco espanhol demitiu sem justa causa 1.153 funcionários e cortou 975 empregos. “Essas novas dispensas aumentaram ainda mais a falta de funcionários nas agências, bem como a sobrecarga e a pressão no trabalho, o que gera assédio moral, estresse, uso de remédios de tarja preta e adoecimento de trabalhadores”, explica.

O sindicalista observa que essa  realidade também prejudica o atendimento nas agências. “No entanto, em vez de negociar com  os sindicatos uma política de emprego, o banco quer calar a força a boca dos bancários e  deflagrou uma onda de ações judiciais contra as entidades sindicais e, hoje protestamos contra essa prática antissindical  do banco  e vamos intensificar a mobilização da categoria para defender o direito de expressão das entidades em defesa do emprego", pontua Soares.

Colaboração: Maristela Benedet