Saúde

São Donato emite nota sobre paciente que fugiu do hospital com suspeita de Zika Vírus

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Vigilância Epidemiológica de Içara emitiu uma nota na tarde desta segunda-feira (4) sobre o paciente com suspeita de ser portador do zika vírus que fugiu do Hospital São Donato de Içara durante a última madrugada. Veja na íntegra:

A Vigilância Epidemiológica de Içara vem por meio desta nota informar a população sobre o paciente que estava internado no Hospital São Donato com suspeita de Zika Vírus.

O homem de 22 anos, natural de Cuiabá, teve os resultados dos primeiros exames alterados, no entanto, se evadiu do Hospital antes da confirmação da suspeita da doença.

Conforme a enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica de Içara, Laura Maté, não há motivo para pânico. "Estamos contactando todas as Unidades de Saúde para entrar em contato com o paciente. Ele veio passar as férias na casa de parentes no município, logo o encontraremos". Os telefones deixados no São Donato estão programados para não receber chamadas.

Ainda de acordo com ela, assim que o jovem for encontrado, a equipe de agentes da dengue irá até o local aonde o homem estava alojado, verificar se há focos de água parada, como medida de prevenção. Também serão realizados testes de dengue, chikungunya, rubéola e sarampo.

"Os sintomas do Zika são bem parecidos com os da dengue. Se os resultados dos testes para essas doenças forem negativos, reavaliaremos o caso e realizaremos tratamento. Pedimos a população que se mantenha calma, e que em caso de sintomas, procure imediatamente o Hospital mais próximo", alertou.

Sobre o vírus

O vírus Zika é transmitido por meio da picada do mosquito Aedes aegypti. A principal ação de combate ao mosquito é evitar sua reprodução. O Aedes aegypti se prolifera nos locais onde se acumula água. Por isso, é importante não deixar recipientes expostos à chuva, além de tampar caixas d’agua e piscina. Recomenda-se também a instalação de telas de proteção em janelas e portas e o uso de repelentes.

Sintomas

Febre, coceira, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dor no corpo e nas juntas e manchas vermelhas pelo corpo. Para maiores esclarecimentos, o médico deverá ser consultado”.