Turismo

São Francisco do Sul analisa cobrar taxa de proteção ambiental para turistas na temporada de verão

Município de 50 mil habitantes recebe 2 milhões de visitantes entre dezembro e março.

Foto: Divulgação

A prefeitura São Francisco do Sul, no Norte catarinense, estuda implantar uma cobrança para turistas de Taxa de Proteção Ambiental (TPA) durante a temporada de verão. A ideia deve tramitar na Câmara de Vereadores em julho e, caso aprovada, entrará em vigor a partir de janeiro de 2019. Bombinhas, no Litoral Norte catarinense, aplica a TPA desde 2014.

A cidade tem 50 mil habitantes. Entre dezembro e março, a estimativa é de que 2 milhões de turistas passem pela cidade. Segundo o prefeito Renato Gama Lobo (PSD), os custos fixos do município aumentam muito no verão.

“O orçamento do município no pico de verão sofre um aumento na coleta de lixo, no consumo de água, de energia. Por esse motivo, nós queremos com a TPA criar uma receita adicional para dar ao turista mais infraestrutura durante esse período”, explica Lobo.

A ideia é colocar pedágios na entrada da cidade, perto do Canal do Linguado. Moradores e donos de imóveis não pagariam a taxa.

A prefeitura já realizou uma pesquisa pública no município com mais de 500 turistas. O município afirma que 66% dos turistas não se opõem a taxa e que 81% dos comerciantes são favoráveis a proposta. Ainda em julho, será feita uma audiência pública. Posteriormente, o projeto de lei vai para análise na Câmara de Vereadores.

Com informações do G1SC

Notícias Relacionadas

Feirão Roluza sorteia 11 vale compras em comemoração ao aniversário da loja

A loja está repleta de novidades para atender o movimento de fim do ano, com reposição semanal. Quem comprar na Roluza concorrerá a um carro 0 km.

Em Laguna, governador autoriza emissário terrestre para a praia do Mar Grosso e libera recursos para hospital

A projeção da Casan é que o empreendimento fique pronto em janeiro de 2020. O emissário é uma rede de 2.718 metros de extensão e diâmetro de 315 milímetros, com tubos de polietileno.

Balneário Godinho comemora aniversário com festa e abertura oficial do Verão 2018/2019

Empreendimento turístico localizado em Lauro Müller é visitado todo o ano por milhares de pessoas, em especial no verão. Grupo musical animará visitantes neste domingo (02) à beira da piscina.

Governo de Lauro Müller organiza relatório com danos causados por ciclone no setor de Turismo

Foram apontados seis casos de danos com gravidade à estrutura física de empreendimentos, afetando um estabelecimento de entretenimento, dois restaurantes, um restaurante/centro de eventos, uma lanchonete e uma pousada.