Educação

São Ludgero lança projeto para incentivar o hábito da leitura permanente nas crianças

Com o objetivo principal de incentivar o hábito da leitura nas crianças que frequentam a Rede Municipal de Ensino de São Ludgero, aproximadamente 850 crianças receberam da Administração Municipal, através da Secretaria de Educação, um kit contendo uma bolsa de nylon impermeável com alça para realizar o transporte dos livros da escola até a residência e um caderno para desenvolver textos e desenhos, com base nas leituras, dependendo da idade.

A Administração Municipal defende que a leitura é uma atividade que deve ser exercida com frequência e incentivada desde cedo, pois ela é fundamental para o desenvolvimento do ser humano. Quanto mais o hábito da leitura é estimulado na infância, maior a possibilidade da pessoa entender que ler é importante, prazeroso e contribui para que seja um adulto culto, dinâmico e perspicaz.

“Pesquisas realizadas no mundo mostram que a criança que desde cedo lê mais, aprende melhor, pronuncia melhor as palavras e se comunica melhor. Além disso, a leitura frequente ajuda a criar familiaridade com a escrita que, por sua vez, facilita a alfabetização e ajuda em todas as disciplinas”, explica a secretária municipal de Educação, Maria Marlene Schlickmann. Ela lembra ainda que ler com frequência ajuda na interpretação do sentido das coisas, na percepção do mundo sobre diversos ângulos e também a relacionar a ficção com a realidade.

“Dentro da Rede Municipal de Ensino diariamente são desenvolvidas ações que estimulam a leitura. Este projeto é uma forma encontrada para reforçar ainda mais o estímulo e incentivo do aluno à leitura e à escrita em todos os seus aspectos para que estejam atualizados frente aos desafios e perspectivas do mundo moderno. Quanto maior o gosto pela leitura, mais críticos serão os estudantes, coerentes e com maior facilidade de interpretação”, resume.

As entregas dos kits aconteceram no mês de maio. As escolas do município possuem considerável acervo bibliográfico, bem como a Biblioteca Municipal Huberto Hohden. As professoras Luciane Correa Morais e Elizete Schlickmann, turmas de 4 e 5 anos, do Centro de Educação Infantil Divina Providência, elogiam a iniciativa. “Para muitos, uma bolsa e um caderno aparentemente pode ser algo simples, mas as crianças receberam como algo muito especial”, reforça a professora Luciane.

Além do registro das leituras, os professores irão desenvolver outras atividades relacionadas. A cada leitura feita por parte das crianças, um cupom estará sendo depositado em uma urna e, no final do ano, serão sorteados vários prêmios como brinquedos, livros, kits didáticos e entre outros. Participam do projeto alunos do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) do Centro Educacional Professor Henrique Buss e alunos da Educação Infantil (Pré-Escolar: 4 e 5 anos) dos Centros de Educação Infantil Dom Gregório Warmeling, Menino Deus, Irmã Stella e Divina Providência.

Objetivos do projeto:

– Incentivar a formação de leitores;

– Despertar o gosto pela leitura, formando estudantes mais críticos, coerentes e com maior facilidade de interpretação;

– Entender que a leitura e a escrita desafiam nossa imaginação e possibilita nosso crescimento intelectual;

– Utilizar diferentes linguagens como meio para produzir, expressar e comunicar suas ideias;

– Permitir a construção de pontos de vista de uma visão de mundo, a atribuição de sentido;

– Ampliar o vocabulário, as experiências de leitura com o grupo e individualmente;

– Incentivar o estudante a compreender e utilizar melhor as regras ortográficas da Língua Portuguesa;

– Oportunizar aos estudantes o acervo de inúmeras obras literárias de variados autores, buscando sempre, ampliar seus conhecimentos e suas capacidades criativas.

Colaboração: Bertoldo Kirchner Weber / Comunicação Prefeitura de São Ludgero

[soliloquy id=”132120″]