Geral

Satc instala estação de recarga para veículos elétricos

Localizado no Centro Tecnológico Satc, o ponto atende moradores de Criciúma e pessoas que estiverem de passagem pela região

Divulgação

Cada vez mais a temática de mobilidade elétrica é vista pelo Brasil, mas ainda são pequenos os incentivos de infraestrutura e tecnológico para o aumento do consumo desses veículos. Para poder contribuir com esse demanda, a Satc instalou em seu campus uma estação de recarga livre, em formato experimental, para veículos elétricos, localizado no Centro Tecnológico Satc (CTSatc), polo de pesquisas e de fomento a inovação da instituição. O objetivo da iniciativa é de atender as demandas de recarga de moradores de Criciúma e das pessoas que estiverem de passagem pela região e precisarem de um ponto de referência.

O equipamento adquirido da empresa WEG Automação, é voltada para uso externo em aplicações públicas ou comerciais, tendo como diferencial a sua capacidade, visto que, pode recarregar dois veículos por vez. “Instalamos no campus o modelo WEMOB Parking, onde carros de diferentes fabricantes poderão realizar recarga, desde elétricos à híbridos. Assim, conseguimos ampliar e facilitar o acesso da população que já possui um veículo deste formato, atendendo as necessidades de potência, velocidade de recarga e segurança com o equipamento”, explica o coordenador no Núcleo de Mobilidade Elétrica (NME) da Satc, Adelor da Costa.

Seguindo essa tendência mundial, a instituição prossegue desenvolvendo pesquisas relacionadas a eletromobilidade e fomentando discussões que possam contribuir com esse mercado na região. “Esse posicionamento vem de encontro com os projetos desenvolvidos pelo NME, onde as propostas possuem alto desempenho na área, como o Inowatiss”, ressalta Costa.

A Satc possui ambientes tecnológicos e que estimulam a inovação, por isso, cada vez mais está buscando atraindo novidades para dentro da instituição. “Seguindo essa tendência da mobilidade, nossa ideia também é de facilitar os usuários desses veículos, pois possuímos um posto de recarga rápida e de fácil acesso. Utilizando a energia residencial, o carro demora em média oito horas para completar suas baterias e na nossa estação isso ocorre de 30 a 40 minutos”, conclui o coordenador.

Notícias Relacionadas

Embarcação vira com quatro pescadores no Balneário Rincão

Ocorrência foi atendida pelo Serviço Aeromédico (Saer)

Covid-19: chega ao fim estado de emergência em saúde pública no Brasil

Segundo o governo, nenhuma política pública de saúde será interrompida

Homem de 57 anos é preso após tentar beijar menina de 11 anos à força, em Orleans

Fato ocorreu na Rua Aristiliano Ramos, na tarde deste sábado, dia 21.

Número de transplantes de rim caiu nos últimos dois anos

Sociedade Brasileira de Urologia lançou campanha para estimular doação