Saúde

Saúde de Jacinto Machado é avaliada pelo projeto Viver SUS da UNESC

Equipe elogiou os programas alternativos de saúde oferecidos à população de Jacinto Machado

Foto: Jayne Fernanda da Silveira / Divulgação

Foto: Jayne Fernanda da Silveira / Divulgação

Facilitar a compreensão da lógica de funcionamento do SUS (Sistema Único de Saúde), estimular discussões relativas à integração entre educação e trabalho na saúde e fortalecer a atenção em saúde oferecida à população. Estes são alguns dos objetivos do projeto Viver SUS Unesc, que iniciou na noite desta segunda-feira (13/7) a sua quarta edição.

Desde a segunda-feira (20), todos os serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde pela Secretaria de Saúde no município de Jacinto Machado estão sendo avaliados por uma equipe formada por dois professores e três acadêmicos do projeto Viver SUS.

O primeiro contato foi com o prefeito municipal Antonio João de Fáveri, onde a equipe, acompanhada da secretaria de Saúde, Ana Back Machado, recebeu as boas vindas e o desejo de um trabalho que contemple o objetivo almejado por todos.

“Nós fomos procurados pela UNESC e nos colocamos a disposição para sermos avaliados. Eles vem vivenciar, pesquisar e avaliar a saúde em nosso município. É a primeira vez que estamos recebendo os acadêmicos e seus tutores que estão fazendo visitas domiciliares com Agentes Comunitárias de Saúde,tiveram encontro com coordenadores dos ESF, visitaram todas as Unidades de Saúde, estiveram na Vigilância Epidemiológica, Sanitária, controle da Dengue, hospital, laboratório,  Apae e Conselho Municipal de Saúde e no encerramento do Já Sinto a Medida Certa. Na sexta feira pela manhã, farão palestra para os profissionais de saúde, com tema Humanização do SUS”, frisa a secretária Ana. Em contrapartida, foi solicitado a UNESC, um estudo para avaliar porque o município tem um grande índice de câncer.

O olhar da equipe

O grupo de professores e acadêmicos que estão em Jacinto Machado até esta sexta-feira (24), formado pela tutora Ravena Pavei Jacinto, nutricionista residente Jayne Fernanda da Silveira e acadêmicos Marcelo (enfermagem), Mariane (Biomedicina) e Maurício (Psicologia), avaliou que a experiência superou as expectativas.

“Os contatos mantidos com usuários e profissionais do setor vai ser muito útil para nossa carreira, revela o acadêmico de enfermagem Marcelo. “A gente gostou dos programas alternativos como Já Sinto a Medida Certa e terapias oferecidas. A Nutricionista Jayne Fernanda da Silveira destaca a importância do Viver SUS no município. “Estamos acostumados a vivenciar a realidade de cidades maiores e aqui sentimos que existem muitos programas. A comunidade elogiou o trabalho em equipe multiprofissional da Saúde. A enfermeira tutora do projeto, Ravena Pavei Jacinto, disse que o projeto está muito bom, porque retrata a realidade do meio rual, é diferente de tudo o que a gente já vivenciou em cidades maiores. Marcelo, acadêmico de Psicologia, sentiu que o atendimento do SUS está chegando às pessoas que vivem nas localidades mais distantes, com a mesma qualidade de quem vive na cidade.  A equipe do Viver SUS também ficou admirada com o trabalho desenvolvido na Clínica de Fisioterapia, Academia de Saúde e as academias instaladas nos bairros e nas localidades de Jacinto Machado. Os trabalhos encerram com almoço típico aos participantes.O prefeito Antonio João de Fáveri se mostrou muito satisfeito com a presença da equipe do Viver SUS UNESC em Jacinto Machado. “Para nós é motivo de alegria receber esta equipe que poderá ver in-loco o quanto fazemos pela saúde da população, num trabalho de integração de secretarias, com programas inovadores e que são modelo para o país, como o Já Sinto a Medida Certa, por exemplo”, afirma De Fáveri.  

Colaboração: Comunicação Prefeitura de Jacinto Machado