Saúde

SC diz ter seringas suficientes para vacinar contra Covid-19 e contraria Ministério da Saúde

Secretaria de Estado da Saúde informou, nesta quinta-feira, que tem 3 milhões de agulhas e 9,5 milhões de seringas preparadas para começar a imunização. Governo federal disse que Santa Catarina seria um dos sete estados que poderiam não ter insumos suficientes.

Divulgação

O governo de Santa Catarina informou que tem, atualmente, 3 milhões de agulhas e 9,5 milhões de seringas preparadas para iniciar a imunização contra Covid-19. A informação foi confirmada nesta quinta-feira (14) após a afirmação do Ministério da Saúde ao Supremo Tribunal Federal (STF) que o estado seria uma das sete unidades da federação com risco de não ter estoque suficiente para atender à demanda inicial de aplicação dos imunizantes.

  • Agulhas: 710 mil unidades (estoque central) e 2,3 milhões (distribuídas aos municípios). Total: 3 milhões.
  • Seringas: 6,5 milhões (estoque central) e 3 milhões (distribuídas aos municípios). Total: 9,5 milhões.
  • Mais 7 milhões de agulhas e 500 mil seringas foram compradas e chegam em até cinco dias.
  • 2,8 milhões de pessoas fazem parte do grupo prioritário no estado.
  • População estimada em Santa Catarina: 7.252.502 milhões.

Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou que não considera as aquisições realizadas diretamente pelos municípios e nem os estoques já entregues aos hospitais para a vacinação das equipes.

“Além disso, outras atas para aquisição estão em abertos. Ressalta-se que a Secretaria de Estado da Saúde já oficializou o Ministério da Saúde para que as requisições de estoques de empresas sediadas em Santa Catarina permaneçam à disposição do Estado”, informou a pasta.

Na manifestação ao STF, o Ministério da Saúde disse que prevê a entrega de até 30 milhões de doses de diferentes vacinas contra a Covid-19, até o fim de janeiro. Segundo a equipe técnica da pasta, se todas elas ficarem disponíveis até o fim do mês, sete estados teriam dificuldade para efetivar a aplicação das doses.

No documento, Santa Catarina aparece com o quantitativo de 590 mil seringas e agulhas e a informação de que não teria estoque suficiente para a realização das imunizações.

Segundo o Ministério da Saúde, as consultas dos insumos foram feitas em 27 novembro de 2020. Além disso, o governo federal fez solicitações às secretarias de estado e colheu informações dentro do Sistema de Informação de Insumos Estratégicos (SIES).

O secretário de Estado da Saúde, André Motta, disse que os números do Ministério da Saúde não estão corretos. “Houve algum equívoco”, disse.

Com informações do G1 SC

Notícias Relacionadas

Vereadores de Lauro Müller aprovam cinco Projetos de Lei e uma Moção de Pesar

Na ocasião, foi aprovada a Moção de Pesar pelo falecimento do servidor público Júlio César Cardoso, ocorrido no dia 3 de julho.

Estudando Plutão: a sonda New Horizons

Conheça abaixo a New Horizons, pioneira na exploração de Plutão.

Atentado no 14 de julho: O atropelamento no Dia da Bastilha

Um caminhão foi lançado contra um grupo de pessoas, atropelando uma multidão que acompanhava o evento, tirando a vida de 86 pessoas e ferindo outras 458.

Ulisses contesta, mas TCE sustenta irregularidades no Universidade Gratuita

TCE reafirma suspeitas sobre 18 mil bolsas; Polícia Civil do Estado contesta números e vê apenas 300 fraudes