Geral

SC em alerta: semana deve começar com chuva intensa e volumosa no Estado

São esperados volumes entre 100 a 130 mm no Oeste Catarinense, mas pode ultrapassar a marca de 150 mm de chuva em algumas localidades do Estado. Instabilidade deve permanecer ao longo da semana

Foto: Divulgaçãochuva

A semana começa com a atuação de uma baixa pressão no Oeste Catarinense e com a influência de uma frente fria no norte do Rio Grande do Sul e áreas de divisa com SC. Isso garante o tempo instável e com chuvas volumosas no Oeste e Sul do estado. Confira a previsão detalhada.

Quer receber as principais notícias da região? Clique aqui e entre no nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado de forma rápida e confiável

Chuvas em SC

Conforme a Defesa Civil, no Litoral Sul de SC as instabilidades atuam desde a madrugada do domingo (16) e podem trazer volumes elevados de chuva, principalmente na divisa com o RS.

No Oeste e Planalto Sul, as instabilidades se formaram no decorrer da manhã desde o domingo (16) nas áreas de divisa com a Argentina e avançam ao decorrer do dia. As chuvas devem ganhar força a partir do fim da tarde.

Na segunda-feira (17), as chuvas continuam persistentes no Grande Oeste com intensidade, mas diminuem gradualmente no Litoral Sul.

Volume de chuva

Para os dois dias são esperados volumes entre 100 a 130 mm no Grande Oeste, mas que podem se aproximar ou superar a marca de 150 mm em trechos do Extremo e Oeste.

No Extremo Sul e Litoral Sul as chuvas devem persistir desde a madrugada de domingo e são esperados cerca de 60 a 80 mm entre o domingo (16) e a segunda-feira (17)

Previsão detalhada

Segunda-feira (17)

Para a segunda-feira (17) o risco é moderado a pontualmente alto para ocorrências como vendavais, alagamentos e enxurradas bem pontuais. No amanhecer as temperaturas mínimas ficam entre 15°C e 19°C no Grande Oeste, litoral e Vale do Itajaí e entre 12°C e 15°C nos planaltos.

Ao longo da tarde as temperaturas diminuem, se comparado às máximas dos dias anteriores, por conta da maior cobertura de nuvens e as máximas ficam 20°C e 24°C no Grande Oeste, Planalto e Litoral Sul, Grande Florianópolis e Alto Vale do Itajaí e oscilam entre 26°C e 28°C no norte do estado.

Terça-feira (18)

A terça-feira (18) começa com condições para chuva na maior parte do estado, na divisa com o RS pode ocorrer temporais isolados. No decorrer do dia a instabilidade começa a recuar para o estado gaúcho, diminuindo a condição para chuva em Santa Catarina.

Se mantenha informado em tempo real! Clique aqui e siga o Sul in Foco no Instagram. Informações e notícias sobre a região na palma da sua mão!

As temperaturas no amanhecer ficam entre 15°C e 18°C no Oeste, Litoral e Vale do Itajaí e entre 10°C e 14°C nos planaltos e no Meio-Oeste. À tarde, as máximas variam entre 26 e 28°C no litoral e no Grande Oeste nas outras regiões oscilam entre 20°C e 24°C.

Mais chuva

Para a quarta-feira (19) uma nova frente fria deve avançar do RS para SC e provoca novamente instabilidades e temporais isolados.

Com informações do ND+

 

Notícias Relacionadas

Saúde de Jacinto Machado alerta para que viajantes passem por triagem ao retornar à cidade

Com dois casos de coronavírus confirmados, ambos em pessoas que viajaram para fora do município, a iniciativa visa conter a proliferação do vírus e também dar segurança ao viajante que retorna para sua família.

Defesa Civil mantem alerta para riscos de alagamentos e deslizamentos

Residências de Imbituba registraram problemas. A principal recomendação de precaução é para que as pessoas evitem contato com a água em locais inundados.

Epagri Ciram alerta para frio intenso em SC de quarta-feira a sábado

Todos as áreas do estado serão afetadas, sobretudo as áreas altas.

Tribunal de Justiça alerta para golpe de precatórios que registra 20 vítimas no Estado somente em 2020

Com os dados dos credores, uma quadrilha liga ou manda mensagem pelo aplicativo WhatsApp apresentando-se como funcionário do advogado da vítima, servidor do TJSC ou especialista que promete antecipar o pagamento mediante um depósito pelo serviço.