Saúde

SC estabelece critérios de isolamento de casos e contatos de Covid-19

Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE/SC) divulgou nesta quarta-feira, 02, os fluxogramas para definição de isolamento e quarentena da Covid-19 com novas orientações de isolamento para casos confirmados

Divulgação

A Secretaria da Saúde (SES) de Santa Catarina por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE/SC) divulgou nesta quarta-feira, 02, os fluxogramas para definição de isolamento e quarentena da Covid-19 com novas orientações de isolamento para casos confirmados, conforme orientações estabelecidas pelo Ministério da Saúde (MS).

Os pacientes com Síndrome Gripal (SG) leve a moderada ou assintomáticos devem permanecer afastados das atividades presenciais pelo período de 10 dias completos após o início dos sintomas, podendo retornar após esse período, desde que não apresentem sintomas respiratórios e febre, há pelo menos 24 horas e sem o uso de medicamentos antitérmicos.

Contudo, àqueles que estiverem assintomáticos e realizarem testagem (RT-qPCR ou teste rápido de antígeno) para Covid-19 após o 5º dia, com resultado negativo e, desde que não apresentam sintomas respiratórios e estejam fazendo uso de medicamento há, pelo menos 24 horas, poderão sair do isolamento após o 5° dia. E, àqueles que não realizarem testagem e estiverem sem sintomas gripais, sem febre há pelo menos 24 horas, poderão sair do isolamento após o 7° dia.

Para aqueles que não realizaram a testagem em período oportuno (após o 7º) ou tiveram diagnóstico positivo para COVID-19 a qualquer tempo, deverão manter isolamento pelo período de 7 dias, sendo liberados somente após esse período apenas se estiverem sem febre e sem sintomas respiratórios há pelo menos 24 horas.

Para todos os casos em que o isolamento for encerrado no 5º ou no 7º dia, as pessoas devem manter as medidas adicionais de precaução até o 10º dia, como manter o uso de máscaras, higienizar as mãos, evitar contato com pessoas imunocomprometidas ou que possuam fatores de risco para agravamento da Covid-19. O isolamento é a separação das pessoas infectadas dos não infectados durante o período de transmissão da doença, compreendido entre dois dias antes do início dos sintomas e 10 dias após.

Clique aqui para acessar o documento

Com informações do TNSul

Notícias Relacionadas

Mais de 20 quilos de drogas são apreendidos em cinco meses, em Criciúma

Dados são referente a apreensões realizadas pelo 9º Batalhão da Polícia Militar de Criciúma

Contato disponibiliza internet na Feira Aciva de Profissões

Evento ocorre nesta semana em Araranguá.

Clube de futebol pagará comissão a empresário por negociação de atleta, confirma TJSC

A sentença foi confirmada pela 7ª Câmara Civil do Tribunal de Justiça de Santa Catarina

Motorista embriagado atropela criança e adolescente perto de escola na Serra de SC

Homem fez o teste de bafômetro após a colisão