Saúde

SC mais do que dobra número de cidades com alto risco para dengue em um ano

Estado já tem oito mortes pela doença confirmadas e investiga outros nove óbitos

Divulgação

O Estado de Santa Catarina tem ao menos 45 municípios com alto risco de transmissão de dengue e outras doenças propagadas pelo mosquito Aedes aegypti, segundo mostrou estudo coordenado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive/SC). O número pode ser ainda maior, já que a pesquisa foi realizada em apenas 100 municípios que sinalizavam infestação de casos.

Outros 18 municípios também haviam tido recomendação para participar do Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa). No entanto, 15 deles, o que inclui Chapecó, receberam orientação posterior da Dive/SC para não realizar o estudo, devido à explosão da doença, o que já indicava alto índice de infestação. Os demais — Bandeirante, Coronel Martins e Entre Rios — também não fizeram, mas não foi informado o motivo até então.

O estudo é realizado duas vezes ao ano. No mesmo período de 2021, eram 17 municípios com alto risco de transmissão de 108 pesquisados na ocasião. Agora, o Estado também tem 33 municípios classificados sob médio risco e outros 22 em baixo. Entre os que apresentam alto risco no inquérito recente, a maior parte está no Oeste, que também concentra as cidades averiguadas.

A pesquisa inspeciona criadouros do Aedes aegypti, também transmissor da febre de chikungunya e zika vírus, em cada município. Assim, ela consegue identificar áreas com maior proporção de casos e ocorrência de focos do mosquito, para estabelecer o risco de transmissão em cada local.

Ao divulgar os resultados, a Dive/SC também alertou que o Estado já pode chegar a 17 mortes pela dengue, uma vez que oito delas já foram confirmadas e outras nove estão sob investigação para confirmação do diagnóstico.

Em seu último boletim sobre a doença, o órgão informava que já foram registrados 9.422 casos de dengue neste ano, entre os quais 7.515 tiveram transmissão dentro do Estado, ou seja, foram autóctones.

Com informações do NSCTotal

Notícias Relacionadas

Filho faz investigação paralela e usa até cachorra da família para achar mãe em SC

Carro da mulher foi encontrado em Guaratuba, mas família segue sem notícias dela desde o dia 6 de maio

Homem acorda para trabalhar e se assusta com visita inesperada em SC

Polícia Militar foi acionada para ir até a casa do homem em Campos Novos, no Meio-Oeste do Estado

Rodovia de Criciúma onde morreu empresário fica pronta em dez dias

Previsão de entrega da revitalização de um dos acessos de Criciúma teve o cronograma readaptado, mas agora está no novo prazo previsto

Mulher é atingida com tijolada na cabeça por marido bêbado em SC

Vítima foi parar no hospital e precisou de pontos cirúrgicos na cabeça. Agressor foi preso em flagrante