Saúde

SC mantém queda nos casos de Covid-19 uma semana após fim das máscaras

Em comparação com início do março, houve redução de 65% na quantidade de pacientes; especialista recomenda manter alerta

Foto: Eduardo Knapp/Folhapress

Uma semana após a liberação do uso de máscaras, o número de casos ativos de Covid-19 continua em queda em Santa Catarina. De acordo com o Painel do Coronavírus do NSC Total, neste sábado (19), 6.090 pessoas ainda estavam em tratamento do vírus.

Um ponto que demonstra a queda no número de infecções é a comparação com a situação no início de março. No dia 1º eram 17.596 casos ativos, 11.506 a mais que neste sábado, o que representa um declínio de 65% em dezenove dias.

Já se levar em conta o período de um mês, a redução foi de 82%. Em 19 de fevereiro, o Estado acumulava 34.680 casos. O número deste sábado também é o menor desde 4 de janeiro. Na época, Santa Catarina tinha 6.203 ativos.

Ao todo, 266 municípios catarinenses têm casos ativos de Covid-19. Florianópolis lidera a lista com 741, seguida de Chapecó, com 486, e Joinville, com 355.

Divulgação

Internações também caem em SC

Outro índice que também tem apresentado queda em Santa Catarina é o de internações em decorrência da Covid-19. Segundo o Painel do Coronavírus, neste sábado, 130 pessoas estavam hospitalizadas em leitos de UTI destinados para tratamento da doença, sendo que 98 eram casos confirmados e 32 suspeitas.

Em 1º de março eram 214, sendo 189 confirmações e 25 suspeitas – uma queda de 39,25% em dezenove dias.

A região com o menor número de internados é a Foz do Rio Itajaí. De acordo com o Painel, neste sábado, eram dois pacientes hospitalizados em um leito de UTI Covid. Em contrapartida, o Planalto Norte e Nordeste continuam sendo a região com a maior quantidade: 34 intenações.

Divulgação

 

A nova matriz de risco potencial para Covid-19, divulgada neste sábado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), também trouxe um sinal de melhora nos indicadores. Depois de dois meses, Santa Catarina voltou a ter 15 regiões no nível moderado (azul). Outras duas continuam no nível alto (amarelo).

Desde o início da pandemia, 1.660.250 casos foram confirmados em Santa Catarina. Desses, 21.616 evoluíram para óbito. Só neste sábado, mais quatro mortes foram registradas.

Liberação de máscaras ainda gera alerta

Desde 12 de março o uso de máscaras deixou de ser obrigatório em Santa Catarina, tanto em ambientes abertos quanto em fechados. A medida, agora, é uma recomendação. Ou seja, a pessoa decide se quer ou não usar o equipamento de proteção.

Para a liberação, o governo estadual usou como justificativa a queda no número de casos e a atual cobertura vacinal. Porém, especialistas pontuam sobre a manutenção do uso de máscaras, principalmente por pessoas com comorbidades, que não se vacinaram ou com risco de desenvolver alguma forma grave da doença.

— Para essas pessoas ainda se recomenda que se use a máscara em ambientes fechados, principalmente onde ficam confinados, como o transporte público, aviões, e também dentro de serviços de saúde. É uma questão de pesar o risco-benefício. O Estado agora está facultando à pessoa tomar a própria decisão — afirma a infectologista Carolina Ponzi.

Com informações do NSCTotal

Notícias Relacionadas

Cachorro “aussaltante” é flagrado ao levar salame de padaria em Criciúma; veja vídeo

Tutor do animal se dispôs a pagar pelo prejuízo, mas padaria deixou salame de cortesia

Sequestro relâmpago acaba em grave acidente em SC

Duas pessoas foram feitas reféns no sequestro relâmpago; o criminoso tomou a direção do carro, mas bateu em seguida

Cidades da Serra têm alta de até 60% na economia em maio incomum com neve

Restaurantes, lojas e postos de combustíveis reforçaram lucros com "boom" de turistas

Serra do Corvo Branco é liberada de Urubici até o corte

Equipes coordenadas pela Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE) trabalham na limpeza da rodovia e na recuperação de encostas há cerca de 10 dias, quando fortes chuvas atingiram Santa Catarina