Geral

SC segue em alerta para riscos provocados pelo ciclone extratropical; veja a previsão

Municípios catarinenses já registraram mais de 200 mm de chuva em três dias; chegada de uma frente fria deve melhor o tempo no Estado

Foto: Bombeiros

O tempo segue instável em Santa Catarina, nesta quarta-feira (10). Segundo Defesa Civil, o Estado permanece em alerta por conta do acumulo de chuva que pode causar deslizamentos, alagamentos, enxurradas e inundações. Além disso, há risco de temporais, com rajadas de vento que podem chegar a 100km/h, no Litoral e áreas próximas.

De acordo com o órgão, a chuva que varia entre intensa a moderada em regiões dos Planaltos ao litoral – também chega ao Oeste catarinense, em forma de pancadas e chance de temporais isolados.

Foto: Defesa Civil/Divulgação

Durante o dia as temperaturas ficam amenas no Estado, com máxima de 17°C no Litoral.

Mudança no tempo

Segundo previsão da Defesa Civil, a partir da noite desta quarta-feira as condições do tempo devem melhorar, por conta da aproximação de uma frente fria.

Por conta disso, o tempo deve ser estável na quinta-feira (11) em grande parte de Santa Catarina, com sol e variação de nuvens. No entanto, para o Litoral ainda há chance de chuva isolada de fraca intensidade.

Apesar da melhora no tempo, a forte chuva que atinge o território catarinense nos últimos dias, mantem o alerta para ocorrências como deslizamentos, alagamentos, enxurradas e inundações.

A frente fria baixa as temperaturas no Estado, com possibilidade de geada ao amanhecer e mínimas de 0 a 5°C entre Planaltos e Meio Oeste. No decorrer do dia as temperaturas permanecem amenas, com máxima chegando a 20°C.

Mais de 200 mm em três dias

Pelo menos três municípios catarinenses já registraram mais 200 mm de chuva em três dias. Segundo monitoramento da Defesa Civil, realizado nesta quarta-feira, por volta das às 5h40, o maior acumulo em três dias foi registrado em Praia Grande, onde choveu 210,8 mm.

Foto: Defesa Civil/Divulgação

Na sequência aparecem Nova Veneza, com acumulado de 208,2 e Morro da Fumaça, com 201,2 mm.

Em Florianópolis o acumulado em três dias chega a 198,7 mm. Somente em uma hora foram 20 mm.

Bombeiros em alerta

Por conta da tempestade que atinge Santa Catarina – decorrente da formação e atuação de um ciclone extratropical – as equipes dos bombeiros estão em alerta desde terça-feira (9).

Os bombeiros iniciaram o acompanhamento da situação e o protocolo de acionamento das equipes de Forças-Tarefa das cidades do litoral catarinense.

Com informações do ND+

Notícias Relacionadas

Defesa Civil mantem alerta para riscos de alagamentos e deslizamentos

Residências de Imbituba registraram problemas. A principal recomendação de precaução é para que as pessoas evitem contato com a água em locais inundados.

Epagri Ciram alerta para frio intenso em SC de quarta-feira a sábado

Todos as áreas do estado serão afetadas, sobretudo as áreas altas.

Governo de Lauro Müller organiza relatório com danos causados por ciclone no setor de Turismo

Foram apontados seis casos de danos com gravidade à estrutura física de empreendimentos, afetando um estabelecimento de entretenimento, dois restaurantes, um restaurante/centro de eventos, uma lanchonete e uma pousada.

Tribunal de Justiça alerta para golpe de precatórios que registra 20 vítimas no Estado somente em 2020

Com os dados dos credores, uma quadrilha liga ou manda mensagem pelo aplicativo WhatsApp apresentando-se como funcionário do advogado da vítima, servidor do TJSC ou especialista que promete antecipar o pagamento mediante um depósito pelo serviço.