Geral

SC segue entre os estados com maior área de desmatamento da Mata Atlântica

Situação, segundo pesquisadores, coloca a reserva em alto grau de ameaça e risco

Divulgação

Santa Catarina segue entre os estados com maior área de desmatamento da Mata Atlântica, conforme divulgou a Fundação SOS Mata Atlântica nesta quarta-feira (25). SC aparece em 5º lugar, atrás de Minas Gerais, Bahia, Mato Grosso do Sul e Paraná. No ano passado, Santa Catarina ocupava o quarto lugar da lista.

Entre 2020 e 2021, foram desmatados 21.642 hectares da reserva em todo o Brasil, um crescimento de 66% em relação ao registrado entre 2019 e 2020 – que apresentou 13.053 hectares de perda – e 90% maior do que entre 2017 e 2018, quando se atingiu o menor valor de desflorestamento da série histórica, registrado em 11.399 hectares.

Segundo a pesquisa, o desmatamento corresponde a uma média de 59 hectares perdidos por dia ou então 2,5 por hora.

— É um problema que afeta todo o país e impacta diretamente a sociedade, pois 70% da população e 80% da economia brasileira se concentram na região. Se as derrubadas persistirem, vai faltar água, vai faltar alimento e faltar energia elétrica — diz o diretor de conhecimento da fundação, Luis Fernando Guedes Pinto.

De acordo com ele, a situação está em um patamar inaceitável e a perda mantém o bioma em alto grau de ameaça e risco.

— É uma ameaça à vida, um desastre não só para o Brasil como para o mundo, pois importantes referências internacionais apontam a Mata Atlântica como um dos biomas que precisam ser restaurados com mais urgência para atingirmos a meta de redução de 1,5°C de aquecimento global estabelecida no Acordo de Paris. Mas estamos percorrendo o caminho oposto, em direção a sua destruição — complementa.

A pesquisa foi realizada pela Fundação SOS Mata Atlântica em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Com informações do NSCTotal

Notícias Relacionadas

Empresário é morto por diversos disparos de tiros em Forquilhinha

A vítima foi atingida nas Pernas, costas e no pescoço

Cidades de SC entram em situação de emergência por conta de desastres naturais; saiba quais

A Defesa Civil Nacional reconheceu a situação de emergência de mias 12 municípios, em outros Estados do Brasil

Polícia Civil com apoio da Polícia Militar recapturam foragido

O capturado é suspeito de um furto em uma farmácia na cidade de Morro da Fumaça

Presidente da Coorsel Ivanir Vitorassi é homenageado na Assembleia Legislativa de Santa Catarina

A liderança cooperativista, que também é conselheiro do Sescoop/SC, teve sua atuação em prol do setor reconhecida junto a outras 23 personalidades do estado.