Clima

SC tem alerta para temporais, granizo e ventos de até 60 km/h no fim de semana

Segundo a Defesa Civil, no sábado são esperados entre 40 e 60 mm de chuva

Divulgação

A Defesa Civil emitiu um alerta para chances de temporais e granizo em boa parte do Estado durante o fim de semana. Além disso, segundo a Epagri/Ciram, em algumas regiões de Santa Catarina, os ventos podem chegar a 60 km/h entre esta sexta-feira (8) e sábado (9).

O motivo para a instabilidade no tempo é a presença de um cavado – área alongada de baixa pressão -, que intensifica o fluxo de calor e umidade da região amazônica para o Sul, causando temporais. De acordo com a Defesa Civil, o fenômeno atingirá primeiro o Oeste e depois seguirá para as outras regiões.

No sábado, a Defesa Civil informa que são esperados entre 40 e 60 mm de chuva. Também há a expectativa de temporais com descargas elétricas, rajadas fortes de vento e granizo, principalmente do Extremo-Oeste ao Litoral Norte.

O alerta vale até as 6h de sábado (9) para as regiões do Oeste, Meio-Oeste, Planalto Norte, Alto Vale do Itajaí e Litoral Norte, segundo a Epagri/Ciram.

Ainda segundo o órgão, entre domingo (10) e segunda-feira (11), a chuva deve persistir na maioria das regiões de Santa Catarina, acompanhada de trovoadas. Já a temperatura deve continuar amena, com pequenas elevações durante o dia.

Chuva causa cratera em Chapecó

A chuva também tem causado estragos nos últimos dias em SC. Nesta quarta-feira (6), por exemplo, um temporal causou alagamentos e abriu uma cratera em uma rua de Chapecó, no Oeste. A via foi interditada pela Defesa Civil Municipal.

Além disso, duas casas foram invadidas pela água nos bairros Bela Vista e São Cristóvão.

Com informações do NSCTotal

Notícias Relacionadas

Grave acidente na BR-282 deixa uma pessoa morta e outra ferida em SC

Segundo a PRF, até o momento da publicação desta matéria, o trânsito fluía lentamente nos dois sentidos da rodovia

Greve de caminhoneiros tem apoio de 48% da categoria em SC

Santa Catarina é um dos Estados que mais apresenta "resistência" à greve, aponta pesquisa que ouviu mais de 2 mil caminhoneiros em todo o Brasil

São Ludgero antecipa para amanhã (26) a segunda dose da vacina contra Covid-19

A Sala de Vacinas funciona na ESF Margem Esquerda das 7 às 16 horas sem fechar ao meio-dia

Epagri amplia monitoramento do vento junto ao Porto de Imbituba

Ele explicou que a estação anemométrica foi instalada, a pedido do Porto, numa posição estratégica junto ao cais