Geral

SC tem risco de formação de supercélulas de tempestade e ventos de mais de 110 km/h

Condições severas no tempo são esperadas para Santa Catarina e tempestade não dá trégua no Estado

Foto: Reprodução/windy/ND

Santa Catarina vive momentos de tempestade intensa pelo Estado nesta sexta-feira (17). De acordo com a Defesa Civil estadual, em Dionísio Cerqueira, por exemplo, os ventos chegaram a 112 km/h nas últimas 12h.

Segundo a MetSul Meteorologia, as condições severas no tempo estão ligadas aos ambientes de extrema instabilidade, baixa pressão atmosférica, alta umidade e significativo cisalhamento devido à corrente de jato em níveis mais baixos têm o potencial de gerar supercélulas de tempestade.

Quer receber as principais notícias da região? Clique aqui e entre no nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado de forma rápida e confiável 

Supercélulas de tempestade são tempestades muito fortes e duradouras que podem causar coisas como tornados, granizo grande, ventos fortes e chuvas intensas. Elas têm uma parte giratória no meio, chamada mesociclone, que as faz durar mais tempo e serem mais perigosas.

De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) geralmente as supercélulas são observadas em lugares onde o clima pode ficar extremo, como é o caso de Santa Catarina neste momento.

Segundo a Defesa Civil de Santa Catarina, nesta sexta-feira (17) uma área de baixa pressão atmosférica, alimentada pelo calor e umidade do norte do país, está causando instabilidade em Santa Catarina.

A previsão de formação de tempestades com chuvas intensas continua por todo o Estado, especialmente na metade sul do estado, com atenção especial para as áreas próximas ao Rio Grande do Sul.

Existe um alto risco de ocorrências como destelhamentos, danos elétricos, quedas de galhos e árvores, alagamentos, deslizamentos e enxurradas. As temperaturas devem variar entre 30 e 35°C do Extremo Oeste ao Planalto Norte.

Os ventos

Além da chuva forte, ventos severos são registrados no Estado. Além de Dionísio Cerqueira que registrou 112 km/h as cidades de Joaçaba (104 km/h), Campos Novos (73 km/h), também estão em alerta.

Quando a tempestade acaba?

Já neste sábado (18) uma nova frente fria em formação mantém instabilidades intensas na metade sul de Santa Catarina durante a madrugada e manhã. Ao longo do dia, à medida que essa frente avança, as chuvas também se intensificam nas outras regiões do estado.

A previsão é de temporais com rajadas de vento, chuva forte e queda de granizo em todo Estado. Já a chuva mais volumosa deve ocorrer nas áreas próximas ao Rio Grande do Sul.

O risco de ocorrências associadas a tempestades e grandes volumes de chuva permanece alto a muito alto. As temperaturas se aproximam dos 40°C no Litoral Norte.

Se mantenha informado em tempo real! Clique aqui e siga o Sul in Foco no Instagram. Informações e notícias sobre a região na palma da sua mão!

No domingo (19), com o afastamento da frente fria, o tempo volta a ficar firme no estado. Apenas em áreas do Planalto e Litoral Norte ainda há condições para pancadas de chuva e temporais isolados, principalmente no início do dia.

Com informações do ND+

Notícias Relacionadas

Previsão do tempo em SC: calor intenso e tempestade devem marcar a terça-feira

No decorrer do dia várias cidades catarinenses devem registrar temperaturas elevadas em torno de 30°C.

Passagem de ciclone e tempestade afeta mais de 1,3 milhão de pessoas em SC

Até o momento foram registradas 14 mortes durante a passagem das tempestades e nas ações de reconstrução.

Alerta para a possibilidade de temporais nas próximas horas no Sul

Não está descartada a possibilidade de granizo, chuva intensa e rajadas de vento de até 70km/h em algumas cidades, em especial próximo à Serra Geral.

Ventos desta tarde causam estragos e prejuízos em Tubarão

Quaisquer ocorrências devem ser notificadas à Defesa Civil, através do telefone 199.