Saúde

Segurança alimentar e nutricional é discutida em Içara

Encontro reuniu gestores e profissionais da área em reunião ampliada

A administração municipal de Içara, por meio da Assistência Social, Habitação, Trabalho e Renda, realizou nesta terça-feira (16) uma reunião ampliada com gestores e profissionais que atuam na política de segurança alimentar e nutricional no município. A proposta foi debater a qualidade da alimentação em todas as instâncias, desde sua etapa de cultivo até o consumo.

O evento abordou o tema “comida de verdade no campo e na cidade: por direitos e soberania alimentar”, que foi lema da 5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. A secretária de Assistência Social, Habitação, Trabalho e Renda, Lúcia Zanolli Pizzetti, destacou a importância de conversar sobre o assunto para toda as etapas do processo alimentar, até chegar na mesa da população. “Conversamos sobre a implementação de uma política específica na cidade, para assim, dar uma maior atenção a esta área tão importante", pontuou Lúcia.

Uma das propostas imediatas, foi elencar a revisão da lei de criação do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional e a reativação de seu funcionamento como instância de participação propositiva e deliberativa. Outro encaminhamento foi à escolha de três representantes para participarem da 5ª conferência estadual sobre o tema, em agosto, para oportunizar a formação e aprofundamento da área.

Esteve presente também no evento o vice-prefeito, Sandro Giassi Serafin, que destacou a importância da iniciativa. “Somente através de ações conjuntas, entre governo e sociedade civil, podemos construir e efetivar as metas para o fator alimentação. Estamos pensando em uma série de medidas para valorizar a cultura e a agricultura do município, para assim, conseguirmos disponibilizar a toda população uma alimentação saudável”, frisou o vice-prefeito Sandro Giassi Serafin.

Colaboração: Comunicação Prefeitura de Içara

[soliloquy id=”130900″]