Geral

Semana Santa: Período de interiorização, reflexão e solidariedade

“Quando desejamos uma feliz Páscoa ao próximo, desejamos para eles também mais esperança, mais alegria e confiança”, explica o vigário geral da Diocese de Criciúma

A semana que antecede a Páscoa é uma das semanas mais importante para os católicos. Conforme o vigário geral da Diocese de Criciúma, Wilson Buss, essa semana é a central da fé cristã, período em que é lembrado o ministério sacral, a morte a e ressurreição de Jesus Cristo. “É a vitória do bem sobre o mal”, comenta. Já na quinta-feira é celebrado o lava pés, um dos grandes mandamentos de amor de Jesus Cristo.

Segundo o site Engeplus, na Sexta-Feira Santa acontece a entrega de Jesus Cristo na cruz. "Quando acontece a morte, existe o recolhimento, ou seja, é um momento para os cristãos refletirem, um momento de mais silêncio. As caminhadas lembram a trajetória de Jesus, então este é um período de muita interiorização”, explica. O sábado representa a Aleluia, a vitória do bem sobre a morte. “No sábado é realizada a vigília pascal, a ressurreição de Jesus Cristo. Já no domingo, celebramos justamente a grande festa da ressurreição de Cristo”, completa. “Quando desejamos uma feliz Páscoa ao próximo, desejamos para eles também mais esperança, mais alegria e confiança”, completa.

Wilson Buss reforça a importância dos católicos e dos jovens participarem das tradicionais celebrações da Semana Santa. “Percebemos que muitos jovens são assassinados em decorrência das drogas, convivemos com muita violência. É neste sentido que a Semana Santa deve ser um momento para rezar e celebrar em Jesus. É um momento também de estender a nossa mão ao irmão para que eles possam se reerguer. Que sejamos solidários uns com os outros”, comenta.