Clima

Sensação térmica chega a 44 graus

Foto: Divulgação / DS

Foto: Divulgação / DS

Com uma temperatura de 37,8°C no momento mais quente do dia (às 14h40), a população da região sofreu com o calor ontem. Conforme o climatologista Rafael Marques, a sensação térmica foi de 44°C.

E para quem espera um refresco do calor intenso, este não vai deixar a região antes do fim de semana. Conforme aponta Rafael, dos institutos de meteorologia, a indicação é de que o calor permaneça até sábado ou domingo.

“Somente na semana que vem a temperatura deve baixar, com a chegada da chuva. Esta, porém, não deve ser em um volume muito alto, nem são esperadas tempestades, mas as temperaturas vão baixar”, analisa.

Até sábado, porém, o termômetro deve marcar acima dos 30°C, e em vários momentos acima dos 35°C. Na quinta-feira, existe a previsão de chuva fraca na região de Tubarão, mas que não permanece e não chega a baixar de forma significativa a temperatura. Na semana que vem, deve chover na segunda, terça e quarta-feira, deixando a temperatura amena.

Conforme a previsão da Epagri/Ciram, no domingo e segunda-feira uma frente fria avança por todo o Estado de Santa Catarina, provocando pancadas de chuva, descarga elétrica e rajadas de vento forte em algumas regiões. Na sequência, uma massa de ar mais frio favorece a diminuição da temperatura. No início de maio, outra frente fria se desloca pelo Sul do Brasil, provocando chuva novamente em todas as regiões do Estado.

O que causa o aumento da temperatura fora de época – já no outono – é, segundo Rafael explica, um sistema de alta pressão que se encontra alojado no litoral, funcionando como um bloqueio. Dessa forma, as frentes frias que trariam temperaturas mais baixas e chuva não conseguem chegar à região.

Outono chuvoso

No trimestre – abril, maio e junho –, a previsão é de chuva acima da média para Santa Catarina. A chuva deve continuar ocorrendo de forma bem distribuída no espaço e no tempo. No entanto, são comuns durante o outono períodos de tempo mais seco entre os eventos de chuva, segundo a Epagri/Ciram.

As chuvas são preferencialmente causadas pela influência de frentes frias, sistemas de baixa pressão e vórtices ciclônicos. Também é a época de atuação frequente dos ciclones extratropicais, próximos ao litoral, que oferecem perigo às embarcações.

A partir de maio, as massas de ar devem chegar ao Sul do Brasil, provocando frio mais abrangente, com chance de geada ampla em Santa Catarina.

Com informações do site Diário do Sul