Geral

Serpente venenosa mata vaca de 600 quilos em São Joaquim

Cobra da espécie Urutu-cruzeiro de aproximadamente 2 metros atacou o animal. Caso foi registrado em São Joaquim.

Divulgação

Uma cobra venenosa, da espécie Urutu-cruzeiro, matou uma vaca em São Joaquim, na Serra catarinense, na manhã de sexta-feira (25).

Segundo José Clóvis, responsável pela propriedade onde ocorreu o caso, a vaca pesava aproximadamente 600 quilos e tinha cerca de 4 anos. Ela estava se alimentando no pasto quando foi atacada pela serpente.

Um vizinho do fazendeiro foi até o local desligar a bomba de água da propriedade a pedido de José, quando flagrou a vaca morta.

“Não deu tempo de salvar porque eu nem estava aqui. […] Deu um susto bem grande e o pior foi o prejuízo. Uma vaca custa uns R$ 4 mil”, contou Clóvis.

O homem chegou a localizar a serpente e registrou em fotos. Segundo José, a cobra tinha cerca de dois metros e fugiu para uma área de vegetação no entorno.

“Eu até estou me preparando para ir ali [no pasto] e cortar a grama, deixar limpo”, disse o fazendeiro.

Ainda de acordo com José, uma cobra da mesma espécie já havia atacado uma égua na propriedade há cerca de um ano. No entanto, o animal foi salvo após receber o atendimento de um veterinário.

A espécie

Com o nome científico Bothrops Alternatus, a Urutu-cruzeiro é extremamente venenosa, mas só é agressiva apenas quando se sente ameaçada. A serpente é normalmente encontrada em áreas próximas da natureza e a visualização desse animal é mais frequente no verão.

A orientação do Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Santa Catarina (CIATox/SC) é limpar os locais onde há animais. Ao encontrar uma serpente a recomendação é evitar colocar as mãos ou se aproximar e acionar os órgãos especializados.

Com informações do  G1 SC

Notícias Relacionadas

Trabalhador é atropelado e acaba esmagado durante manutenção de caminhão em Jacinto Machado

A aeronave da Polícia Civil, tripulada pelos policiais e pelos profissionais da saúde do Saer/Sarasul foi acionada para prestar atendimento à vítima

Morre Júlia Ferreira, catarinense que lutava contra câncer há dois anos: “Exemplo de força e fé”

Moradora de Florianópolis morreu nesta quarta-feira (24) aos 21 anos

Aumento da cota da tainha fica abaixo do esperado e frustra pescadores em SC

Expectativa é recuperar perdas de 2023, quando categoria amargou prejuízos, especialmente na modalidade industrial

Acidente em Jaguaruna: Carro com crianças é atingido por trem após pane em linha férrea