Geral

Serviço de silagem beneficia agricultores de Urussanga

Com a perspectiva de chegar a 12 mil toneladas de silagem neste ano, a Administração Municipal de Urussanga, por meio da secretaria de Agricultura, oferece benefícios aos agricultores

Divulgação

Com a perspectiva de chegar a 12 mil toneladas de silagem neste ano, a Administração Municipal de Urussanga, por meio da secretaria de Agricultura, oferece benefícios aos agricultores como, por exemplo, horas máquina. O silo é produzido, segundo o secretário da Pasta, Itamar Dezan, até o mês de agosto e é intercalado ao plantio de feijão e fumo, o último um dos fortes dos produtores locais.

“Na entre safra de feijão, fumo e outros produtos, os agricultores plantam o milho para fazer a silagem e, assim, armazená-lo para alimentar o gado no inverno. Desde dezembro passado, quando o silo começou a ser colhido, já foram atendidos 38 produtores rurais com a produção de quase três mil toneladas”, revelou Dezan.

O Diretor de Agricultura também destaca que a média diária é de 18 horas/máquina e que a expectativa é produzir 12 mil toneladas de silo, neste ano. “Para atingir a quantia que estamos esperando, 12 mil toneladas de silo, serão atendidos, ao longo do ano, aproximadamente 250 agricultores. Isso, somente com a silagem, pois ainda oferecemos o gradeamento da terra entre outros serviços”, assinalou.

Para atender de maneira mais eficiente os produtores rurais do município o Governo ampliou a frota mecanizada que, hoje, é a maior de todos os tempos sendo composta por carreta de prancha, rolo compactador, distribuidor de adubo, grade aradora, ensiladeira, trator agrícola, bem como a terceirização de retroescavadeira e tratores para atender a demanda. Além de celebrar convênio com a Cooperativa Familiar Agroindustrial Sul Catarinense (COOFASUL), por meio da Lei Nº 2.919/2019, com o propósito de fomentar e dar suporte à atividade do agronegócio.

Além disso, outros projetos estão em andamento: a manutenção de estradas do interior e o projeto “Asfalto no Interior” que levou pavimentação para mais de 10 vias com o objetivo de auxiliar no escoamento da produção; o ‘Porteira Aberta’; instituiu o Vale Feira, que objetiva impulsionar a comercialização dos produtos da agricultura familiar; entregou a obra de revitalização do espaço da Feira Livre Municipal.

Também estabeleceu a Política de Incentivo e Valorização à Viticultura para Produção de Vinhos e Produtos Derivados da Uva, com o objetivo de fomentar o plantio da uva e a produção de vinho, promovendo e difundindo o enoturismo visando a geração de emprego e de renda no município. Já foram distribuídas mais de 5.000 mudas de uva goethe.

Notícias Relacionadas

Anvisa diz que vacinas usadas no Brasil são seguras

Dados não indicam qualquer relação com eventos adversos graves

PRF recupera veículo roubado e que circulava clonado na BR 101 em Tubarão

O homem de 20 anos foi conduzido à Central de Polícia de Tubarão e vai responder por receptação e adulteração de sinal identificador de veículo.

Imunização em Tubarão depende da ordem de chegada das vacinas

Ônibus seguem transitando além da capacidade em Criciúma

Novo registro foi capturado na manhã de hoje, no Rio Maina.