Geral

Serviço de silagem beneficia agricultores de Urussanga

Com a perspectiva de chegar a 12 mil toneladas de silagem neste ano, a Administração Municipal de Urussanga, por meio da secretaria de Agricultura, oferece benefícios aos agricultores

Divulgação

Com a perspectiva de chegar a 12 mil toneladas de silagem neste ano, a Administração Municipal de Urussanga, por meio da secretaria de Agricultura, oferece benefícios aos agricultores como, por exemplo, horas máquina. O silo é produzido, segundo o secretário da Pasta, Itamar Dezan, até o mês de agosto e é intercalado ao plantio de feijão e fumo, o último um dos fortes dos produtores locais.

“Na entre safra de feijão, fumo e outros produtos, os agricultores plantam o milho para fazer a silagem e, assim, armazená-lo para alimentar o gado no inverno. Desde dezembro passado, quando o silo começou a ser colhido, já foram atendidos 38 produtores rurais com a produção de quase três mil toneladas”, revelou Dezan.

O Diretor de Agricultura também destaca que a média diária é de 18 horas/máquina e que a expectativa é produzir 12 mil toneladas de silo, neste ano. “Para atingir a quantia que estamos esperando, 12 mil toneladas de silo, serão atendidos, ao longo do ano, aproximadamente 250 agricultores. Isso, somente com a silagem, pois ainda oferecemos o gradeamento da terra entre outros serviços”, assinalou.

Para atender de maneira mais eficiente os produtores rurais do município o Governo ampliou a frota mecanizada que, hoje, é a maior de todos os tempos sendo composta por carreta de prancha, rolo compactador, distribuidor de adubo, grade aradora, ensiladeira, trator agrícola, bem como a terceirização de retroescavadeira e tratores para atender a demanda. Além de celebrar convênio com a Cooperativa Familiar Agroindustrial Sul Catarinense (COOFASUL), por meio da Lei Nº 2.919/2019, com o propósito de fomentar e dar suporte à atividade do agronegócio.

Além disso, outros projetos estão em andamento: a manutenção de estradas do interior e o projeto “Asfalto no Interior” que levou pavimentação para mais de 10 vias com o objetivo de auxiliar no escoamento da produção; o ‘Porteira Aberta’; instituiu o Vale Feira, que objetiva impulsionar a comercialização dos produtos da agricultura familiar; entregou a obra de revitalização do espaço da Feira Livre Municipal.

Também estabeleceu a Política de Incentivo e Valorização à Viticultura para Produção de Vinhos e Produtos Derivados da Uva, com o objetivo de fomentar o plantio da uva e a produção de vinho, promovendo e difundindo o enoturismo visando a geração de emprego e de renda no município. Já foram distribuídas mais de 5.000 mudas de uva goethe.

Notícias Relacionadas

Motorista com sinais de embriaguez capota carro em Orleans

Segundo os bombeiros, homem recusou ser encaminhado ao hospital e deixou local do acidente

PM prende mulher por agredir marido e tentar destruir o carro dele com uma pá em Braço do Norte

Segundo uma testemunha, a esposa chegou a jogar o companheiro, que é cadeirante, no chão

Tigre só venceu uma vez em São Januário em nove partidas

Trabalhador é atropelado e acaba esmagado durante manutenção de caminhão em Jacinto Machado

A aeronave da Polícia Civil, tripulada pelos policiais e pelos profissionais da saúde do Saer/Sarasul foi acionada para prestar atendimento à vítima