Política

Sessão da Câmara de Vereadores é marcada por cobranças ao Executivo

Projeto de Lei Complementar que cria no Fundo Municipal de Saúde, vagas para admissão de pessoal para execução da estratégia da Saúde da Família foi retirado da votação

Na noite da última segunda-feira (11), mais uma sessão ordinária foi realizada pela Câmara Municipal de Orleans. Ao todo seis vereadores se manifestaram na tribuna da Casa. A maioria usou o espaço para questionar ou cobrar ações do Executivo Municipal.

Mário Coan (PSDB) pediu que fossem tomadas as devidas providências, pois em vez da ampliação da escola e área de lazer para as crianças da comunidade do Rio Novo, há rumores de sair naquele mesmo espaço a construção de uma indústria.
Quanto ao projeto de ampliação da ponte da Coloninha, o vereador disse que até o momento nada se vê, como também qualquer benefício para determinadas comunidades como Serrarias e Rio Pinheiros, mesmo estando no orçamento.
Em relação a prestação de contas do executivo, Mário Coan disse que se vê um valor bem maior dispensado a obra da capela mortuária daquilo que foi informado, pois, foi autorizado pelo Legislativo em torno de R$ 400 mil para a construção daquela capela e o valor que aparece agora é de R$ 1,3 milhão para aquela mesma obra.

Suzelei Brighente Padilha (PSDB) retornando depois de um período afastada, agradeceu aos moradores do loteamento Flávio Rabelo que colocaram uma faixa em agradecimento a emenda do deputado Edson Bez de Oliveira junto com os vereadores do PSDB, que embora não reconhecidos pela prefeitura, foram pelos moradores daquele local.
Também falou do caso em que ficou uma agulha quebrada na boca de uma paciente do SUS, um caso de negligencia que desde dezembro de 2011 está sem solução, mesmo depois de procurar todos os meios possíveis nada foi feito.

Valter Orbem (PSD) convidou a todos para a festa de Santa Otília e Nossa Senhora da Glória que realiza a 1ª novena no pátio da Moto Baggio dia 16 de agosto.
Concedeu a palavra ao vereador João Tezza Francisco, o “Dão” que informou e convidou para a inauguração da ponte do Oratório que acontece dia 23 de junho; e, a entrega da ordem de serviço para asfaltamento, no bairro Nova Orleans dia 14 de junho.
Registrou que a dragagem do rio em Brusque e terraplanagem para a pista de motocross, estão sendo preparadas para a festa daquela comunidade.
Por fim, o edil informou o agradecimento que recebeu da APP e funcionários da escola Lauro Pacheco dos Reis pela importante reforma naquele estabelecimento de ensino.

Osvaldo Cruzetta (PP) saudou ao presidente do PP de São Ludgero que acompanhava a sessão e a todos os presentes. Falou do pronunciamento do prefeito em rádio local a alguns dias, que após vinte anos, causa-lhe estranheza o comparativo que o atual prefeito insiste em fazer com a época passada.
O vereador se diz arrependido do apoio dado ao prefeito na última eleição e afirma ser um prazer aceitar o desafio proposto pelo Chefe do Executivo. “Tudo que foi dito por este vereador é verdade, todos os problemas levantados podem ser comprovados”, afirmou Vá. Por fim, sugeriu criar uma comissão para fiscalizar as obras da capela mortuária que está em construção.

Antonio Dias André (PMDB) cumprimentou a todos os presentes, ao suplente de vereador “Neca”, ao presidente do PP de São Ludgero e aos funcionários da saúde, presentes a sessão. O presidente “Geada”, solicitou ao líder do prefeito o abrigo de ônibus da comunidade da Taipa, como também o reparo das duas crateras junto ao local do abrigo que assusta a todos.
Sugeriu uma parceria entre as prefeituras de Orleans e Urussanga para melhorar a iluminação da ponte da Pindotiba, que há anos apresenta deficiência.
O vereador peemedebista voltou a falar sobre o caso do ginásio da Pindotiba que o vento levou literalmente e até agora nada foi feito.
Geada encerrou sua fala dizendo que embora devagar, a creche e o asfaltamento de Pindotiba estão acontecendo.

Ordem do dia

Após os pronunciamentos dos vereadores, o presidente iniciou a discussão e votação das matérias previstas para a Ordem do Dia da sessão.
Alegando estar próximo o período eleitoral, a vereadora Suzelei Brighente Padilha “Léla” (PSDB), pediu a retirada da Ordem do Dia do Projeto de Lei Complementar Nº 26/2012, que cria no Fundo Municipal de Saúde, vagas para admissão de pessoal para execução da estratégia da Saúde da Família, criada pelo Ministério da Saúde – Governo Federal, e dá outras providências.
O requerimento verbal da vereadora foi aprovado por cinco votos a três e o projeto foi devolvido às comissões da Casa.

A seguir os vereadores aprovaram por unanimidade o Projeto de Decreto Legislativo Nº 003/2012, que Nomina como Rua São Francisco, a rua com início na Rua Vereador Afonso Zanini e término na Rua Ambrósio Perin, localizada no Bairro Barro Vermelho.

E para fechar a Ordem do Dia, foi aprovado também por unanimidade o Requerimento de autoria do Vereador Osvaldo Cruzetta (PP) solicitando ao Prefeito Municipal cópia dos documentos referentes a construção da ponte de Oratório, Processo 55/2012.

Izabel Cristina Durante Lunardi/Imprensa Câmara de Vereadores de Orleans