Geral

Setor carece de mão de obra qualificada

Foto: Jailson Vieira/Notisul

Foto: Jailson Vieira/Notisul

A falta de mão de obra qualificada atinge diversos setores no Brasil. Um deles é o da construção de casas de madeira. Na busca por melhorias nesta área, foi criado em Tubarão um curso de qualificação profissional. O projeto, pioneiro no país, conta com 18 alunos que constroem duas casas. Após o término, as moradias serão doadas para famílias necessitadas.

Há quatro meses, o professor Valmor Benedet Barbosa ministra o curso de qualificação profissional em construção de casas de madeira no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Os alunos trabalham na edificação de duas casas, com 30 metros quadrados cada uma, que serão compostas por uma cozinha, dois quartos e uma sala. O coordenador do curso, Mário da Rosa João, salienta que além da construção e antes da doação das residências, os serviços de elétrica das duas edificações serão realizados por alunos de elétrica do Senai. 

Entre eles, Lisiane Santos é a única mulher do grupo. Ela é formada em arquitetura e esclarece que na faculdade os estudos e a prática são bem diferentes da realidade apresentada no dia a dia. “A minha participação no curso é uma forma de incentivo às mulheres que têm vontade de ingressar no mercado de trabalho da construção civil e também para os profissionais das áreas de engenharia e arquitetura. Tenho aprendido muito e acredito que este conhecimento contribuirá para a minha profissão, quando necessitar de acompanhamento em obras de madeira”, explana Lisiane. 

O Senai de Tubarão realiza o curso em parceria com o Sindicato da Indústria da Madeira e do Mobiliário da Região da Amurel (Sindimad).

Com informações do Jornal Notisul