Geral

Sicredi Sul SC celebra 25 anos de história e parceria com a comunidade regional

Presença nacional, atuação local e apoio às iniciativas sociais são alguns diferenciais que garantem o crescimento da Cooperativa

Foto: Divulgação

Há duas décadas e meia, a Sicredi Sul SC, uma das cooperativas pertencentes ao sistema Sicredi com atuação nos 45 municípios do sul catarinense, de Imbituba a Passo de Torres, foi fundada em Criciúma para oferecer crédito justo aos empresários locais. A criação da Instituição foi idealizada pela Associação Empresarial de Criciúma, a Acic, e fez parte do seu planejamento estratégico.

A oportunidade da criação se deu no segmento do vestuário. Após esforços de conscientização e várias reuniões, um grupo de empresários ligados ao Segmento do Vestuário entendeu as vantagens competitivas do negócio. Então, no dia 13 de julho de 1999, nascia a Cooperativa de Crédito Mútuo dos Confeccionistas do Vestuário da Região Sul Catarinense, a Acicred, atual Sicredi Sul SC.

No próximo sábado, a Instituição Financeira Cooperativa comemora o início dessa história que ultrapassou os limites criciumenses. “Entre a serra e o mar, temos orgulho de fortalecer a indústria, o comércio, o agronegócio e a vida das pessoas que constroem todo o sul catarinense”, celebra Aloísio Westrup, presidente da Sicredi Sul SC e que, desde 2004 responde pelas importantes decisões da cooperativa.

Hoje com mais de 50 mil associados entre pessoas físicas, agronegócio e empresas, mais de 340 colaboradores, 23 agências e inúmeras iniciativas sociais promovidas ou atendidas, razões não faltam para celebrar e valorizar quem ajuda a construir esses resultados.

Um começo desafiador

O primeiro presidente da então Acicred, Adenir Zanette, lembra que nos primeiros anos, a cooperativa encarou desafios comuns de muitos negócios que iniciam. “Despesas altas, equipe pequena e o desafio do desconhecimento de boa parte da sociedade sobre o modelo cooperativo financeiro. Essa era a realidade”, conta.

A migração para o sistema Sicredi em 2007 foi umas das decisões estratégicas cruciais para o crescimento da cooperativa. “Até então éramos conveniados a outro sistema cooperativo. Precisávamos de suporte e espaço para crescer. Decidi ligar para a Central do Sicredi, localizada em Porto Alegre. Os profissionais de lá entenderam rapidamente a nossa necessidade e, poucos meses depois, migramos”, relembra Westrup.

Anos depois, em 2011, a Instituição conquistou a livre admissão de associados. “Até então estávamos autorizados a atender apenas os empresários do setor do vestuário. Com a Livre Admissão, recebemos o aval do Banco Central para atuarmos com associados de todos os segmentos”, aponta o presidente.

No mesmo ano, outro avanço: antes atendendo apenas a região de Criciúma, a Instituição Financeira Cooperativa agora poderia atuar nas três microrregiões do sul catarinense. “Os associados aprovaram em assembleia o Projeto União, que unificou as cooperativas com sede em Criciúma e Tubarão. Nos tornávamos uma só, em todo o sul. Foram decisões que exigiram coragem e visão de futuro”, define Westrup.

Jornada de crescimento

Ao longo dos anos a Sicredi Sul SC expandiu a sua atuação com a abertura de novas agências, alcançando cada vez mais municípios de sua área de atuação. A cooperativa acompanhou as transformações do mercado, agregando ao modelo de atendimento físico, a multicanalidade por meio dos nossos canais digitais, ampliando o acesso às soluções que beneficiam os associados e toda a sociedade.

A Sicredi Sul SC sempre difundiu o cooperativismo entre os associados, colaboradores e nas comunidades, refletindo no impacto positivo do seu negócio. A cooperativa busca promover o desenvolvimento local de forma sustentável, não só com apoio financeiro à projetos sociais de toda a região, mas com atuação próxima, entendendo as necessidades e contribuindo para o crescimento dos lugares onde atua. “O que nos trouxe até aqui foi essa força do cooperativismo, além de estarmos sempre ao lado do nosso associado. E o que nos fará seguir crescendo é estarmos atentos às transformações sem perder a nossa essência”, afirma Erli Silveira Lima, diretor executivo da Sicredi Sul SC.

“Chegar aos 25 anos dessa história é um marco que celebramos com alegria”, reforça o presidente Aloísio Westrup. Para isso, a instituição preparou um ano comemorativo, que iniciou com a Assembleia Digital, realizada no mês de março, seguida dos encontros festivos com os associados, celebrando nos últimos meses os resultados financeiros e sociais da cooperativa. “Agradecemos a todos que são parte de quem somos hoje e nos ajudam a construir sociedades mais prósperas”, finaliza o presidente.

Sicredi Sul SC em números:*

Mais de 53 mil associados
341 colaboradores
23 agências
Mais de R$ 2,4 milhões em recursos investidos no Fundo Social. Mais de 460 projetos apoiados.

*dados de julho de 2024

Notícias Relacionadas

Crucificação de Jesus: Um ato de amor pela humanidade

Casos de doenças respiratórias em crianças disparam em SC e reforçam a importância da vacina contra a gripe

Nas últimas semanas, os hospitais registraram um crescimento expressivo nas internações por síndrome respiratória aguda grave

Homem sobrevive após queda de 10 metros de parapente em praia de Florianópolis

Ainda não há informações precisas sobre o que provocou o acidente

Mais de 115 mil passageiros devem passar pelos aeroportos de SC durante o feriadão de Páscoa e Tiradentes

Essa movimentação reforça o papel de Santa Catarina como um importante destino turístico