Geral

Site oficial da Prefeitura de Criciúma divulga imagens de pessoas desaparecidas

Leitores acessam link do site da polícia com imagens e dados de cada um

Foto: Lucas Sabino

Foto: Lucas Sabino

O endereço oficial do município de Criciúma, na internet, será a partir de agora mais um meio de divulgação de informações e imagens de pessoas desaparecidas.A exposição de fotos de crianças, jovens e adultos que são procurados diariamente por seus familiares, se dá em cumprimento da lei nº 6.252, sancionada pelo prefeito Márcio Búrigo.

Um link do site da Polícia Civil do Estado de Santa Catarina foi criado para fazer com que moradores da cidade tenham a oportunidade de divulgar pessoas da família que estão desaparecidas. Jean Mauricio Silva Gaidzinski é um deles. O criciumense de 37 anos é procurado pela mãe, Sandra Guimarães, desde o dia 23 de setembro de 2011. Quando desapareceu, ele morava com a namorada em Capão da Canoa, no Rio Grande do Sul. Neste período, ele chegou a informar afamília que voltaria a morar em Criciúma e nunca mais deu notícias.

O jovem que na época tinha 35 anos é branco, tem olhos verdes e cabelos pretos. Entre as pistas divulgadas de todas as formas nos sites de pessoas desaparecidas, a mãe destaca que Jean tinha uma tatuagem na barriga, e também uma em cada braço.

No início das buscas, a família registrou o caso na Polícia Civil do Rio Grande do Sul. Em seguida, a divulgação foi levada para as delegacias de Santa Catarina e até na Polícia Militar a família cadastrou dados e fotos do rapaz. “Estou muito feliz com o fato de mais pessoas estarem divulgando imagens e dados das pessoas que estão longe das famílias. No início, quando perdemos o contato com o Jean senti que pouco se falava sobre o assunto. Toda divulgação é válida, sempre ajuda para mais alguém ver quem está sendo procurado”,disse Sandra.

Portal eletrônico tem acessos de várias cidades brasileiras

O endereço eletrônico www.criciuma.sc.gov.br onde está o link com o site de pessoas desaparecidas de Santa Catarina tem acesso mensal de visitantes das mais diversas cidades do país.
Somente no mês de maio foram mais de 50 mil visitas somente de Criciúma. De junho a julho o número chegou a 53 mil. O número de pessoas que acesso a site do município diariamente é em média 1,7 mil. Mas, entre os que acessam o veículo estão pessoas de Florianópolis, São Paulo, Porto Alegre e até Chapecó, além de outras da região.

A autora do projeto de lei, vereadora licenciada e secretária do sistema de Saúde, Geovânia de Sá, disse que buscou dar vida a esta ideia para que o site do município pudesse ser mais um meio utilizado pelas famílias para que possam encontrar seus parentes. “Nossa preocupação é com aqueles que vivem à procura dos seus e não medem esforços, acredito que quanto mais publicidade, maiores as chances de localização”, explicou ela.

Sensibilizado com a importância da lei, o prefeito Márcio Búrigo sancionou a mesma e pediu a ampla divulgação. “Espero que o site oficial do município passe a ser mais um instrumento a mais para as famílias utilizarem na busca por pessoas que estão desaparecidas. Queremos contribuir diretamente com as famílias que convivem com a angústia de permanecer sem notícias de um ente querido”, pontuou.

Colaboração: Kênia Pacheco