Geral

Sobe o número de casos de gripe A

De 33, na quinta-feira, o número foi para 35 mortes

No novo balanço do setor de agravo da Vigilância Epidemiológica de Criciúma, o número de casos confirmados do vírus H1N1 subiu. Na sexta-feira, eram 21. Agora passou para 26. Ao todo, são 149 notificações. Este número é composto por 35 pacientes com influenza sazonal, 59 em que o exame deu negativo e 29 pessoas aguardam o resultado, além dos 26 confirmados. Ontem, a Secretaria de Estado da Saúde também divulgou um novo relatório dos óbitos causados pela Gripe A em Santa Catarina. De 33, na quinta-feira, o número foi para 35 mortes.

Conforme a coordenadora do setor de Agravo da Vigilância Epidemiológica de Criciúma, a enfermeira Jéberson Gorges, todas as 29 pessoas que aguardam o resultado do exame laboratorial estão em tratamento. “O tratamento é indicado mesmo em casos com uma síndrome gripal”, explica a enfermeira.

Homem morre no Vale

A gerência de Saúde de Araranguá já confirmou quatro casos de Gripe A. No Vale, uma morte causada pelo vírus H1N1 também foi confirmada. Um homem natural de São João do Sul estava internado no Hospital Regional de Araranguá.

Se este ano o número de mortes já chega há 35, em Santa Catarina, em 2011, não ocorreu nenhuma morte por H1N1. Por outro lado, o Estado registrou mais de 1,6 mil óbitos por complicações respiratórias. “O que aconteceu este ano foi o aumento da circulação do vírus H1N1. Ano passado tivemos 1,6 mil óbitos em decorrência de doenças respiratórias. O que muda é o tipo de vírus que causa as mortes”, explica o diretor da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), Fábio Gaudenzi.

A Tribuna