Política

Sociedade de Psicologia de Criciúma: 25 anos de muitas histórias e conquistas

A Sociedade de Psicologia de Criciúma, que conta com a presidência da psicóloga Anie Fabris Casagrande, foi homenageada em Sessão Especial realizada na noite de hoje (7), no Legislativo. A proposta foi do vereador Paulo Ferrarezi (PMDB), e aprovada por unanimidade pelos parlamentares. Diversas autoridades, além dos profissionais da área, estiveram no ato, que contou ainda com entrega de placas.

“Esta é uma justa homenagem a esse grupo que desempenha tão bem o seu papel, e que está completando 25 anos de história na cidade de Criciúma. Caminhada esta que está transcorrida no livro Sociedade de Psicologia de Criciúma, 25 anos, nossas memórias, nossa história que foi organizado por Maria de Lourdes Zanatta e Marise Decker”, lembrou o vereador, autor da homenagem.

Ferrarezi ainda salientou a importância do profissional na vida das pessoas. “A psicologia está presente na vida e no modo de viver de todos. Parabéns a todos que fazem parte da Sociedade de Psicologia e que se fazem presentes a cada dia na nossa sociedade”, destacou.

O presidente Itamar da Silva (PROS), relatou que pensar na Sociedade de Psicologia de Criciúma, é pensar no desenvolvimento dos profissionais desta área que atuam incansavelmente na busca pela melhoria da classe e nas suas conquistas. “Atuar como psicólogo não deve ser tarefa fácil. Antes de tudo tem que entender e ajudar o próximo, ajudar o seu paciente. É esse o profissional que coloca em primeiro lugar a importância da pessoa a ser tratada, da pessoa que foi buscar ajuda. Nesses momentos de ajuda o psicólogo se torna parceiro, pois ele estuda os problemas do comportamento e dos sentimentos, e pode ajudar com muita clareza. Parabéns a todos os psicólogos que transformam a vida de muitas pessoas e que fazem um excelente trabalho na cidade de Criciúma”, falou.

As homenageadas também fizeram questão de entregar o livro: Sociedade de Psicologia de Criciúma, 25 anos, nossas memórias, nossa história, que foi organizado por Maria de Lourdes Zanatta e Marise Decker, para a Câmara de Vereadores, e ainda prestaram homenagem a primeira psicóloga de Criciúma Zurene Carneiro.

A presidente da Sociedade de Psicologia, Anie Juçara Fabris Casagrande, enfatizou o compromisso da Sociedade. “Estamos aqui representando toda uma categoria de profissionais que muito contribuem para o engrandecimento das relações de trabalho, na saúde mental, na educação, no ensino, na pesquisa e mais todo envolvimento social que permeiam nossas atividades, para melhorar a qualidade de vida das pessoas”, ressaltou.

Ela falou que muitos psicólogos da Sociedade de Psicologia de Criciúma, comprometidos com uma sociedade melhor, e com esta cidade, também exercem diversas atividades de voluntariado, pela necessidade que a comunidade tem e a alta demanda pelos serviços dos profissionais.

O prefeito Márcio Búrigo, destacou a importância do profissional. “Essa profissão é muito nova no Brasil e que ainda está dando seus primeiros passos. Vocês exercem um trabalho maravilhoso na cidade de Criciúma”, relatou.

“Poder estar mensalmente com colegas de profissão trocando experiências, foi algo que fez diferença na minha vida. O livro é sobre a trajetória na cidade. Quantos momentos estivemos presentes ou fomos autores. Revisitamos a nossa história. Hoje temos a honra de receber esta homenagem”, comentou uma das organizadoras Marise Decker.

História

A Sociedade de Psicologia de Criciúma foi fundada em 9 de novembro de 1988, com sede e foro na cidade de Criciúma. Trata-se da primeira Sociedade de Psicologia no estado de Santa Catarina. É uma entidade civil de direito privado, de caráter científico, cultural e social, integrada por profissionais de psicologia.

Dentre as finalidades da sociedade de psicologia de Criciúma estão: promover a integração dos profissionais da região sul catarinense; integrar a classe dos psicólogos propriamente dita; aproximar e facilitar contatos de profissionais de áreas afins; promover congressos, simpósios, cursos e colóquios sobre assuntos pertinentes as áreas de atuação de seus associados; esclarecer e informar a comunidade quanto as áreas de atuação de seus associados; contribuir para a solução de problemas comunitários que estejam ao alcance de atuação de seus associados; estimular o intercâmbio com organizações congêneres; prestar assistência aos associados nos seus interesses comuns com o intuito de possibilitar maior desenvolvimento e valorização de seu trabalho.

A diretoria da gestão 2013/2014 é formada pela presidente Anie Juçara Fabris Casagrande; vice-presidente Cenita Pereira Borges; primeira secretária Janaina Borges de Medeiros Campos; segunda secretária Vivian Mara Felippe Zanette; primeira tesoureira Valdete Oride Marcelino Bilesimo e segunda tesoureira Cecília Isabel Urbina León.

Colaboração: Daniela Savi

[soliloquy id=”45984″]