Geral

SOS Vira-Lata realiza duas feiras de adoção neste sábado

Uma feira será em Criciúma, na Praça do Congresso e a outra será em Cocal do Sul, no evento Coopercocal na Praça.

Foto: Bruna Mendes

Foto: Bruna Mendes

Neste sábado (9), a ONG (organização não-governamental) SOS Vira-Lata de Criciúma, realiza duas feiras para adoção de animais. Em Criciúma a feira acontece na Praça do Congresso, das 10 horas às 16 horas e em Cocal do Sul, ela será realizada no evento Coopercocal na Praça.

Segundo a vice-presidente Janaína Marques, a feira de Criciúma é de costume realizá-la nos Sábados Mais e em Cocal eles foram convidados a participar do evento. “Também teremos, em Cocal, a participação da ONG do próprio município que está começando e achamos bem importante a presença deles para partilharmos informações, experiências e divulgar o trabalho”.

Conforme a vice-presidente, as feiras se intensificarão agora no fim do ano porque como não tem muitas adoções no verão, a ONG não fará feiras neste período. Na feira de Criciúma estarão disponíveis para adoção uma média de 60 animais, sendo aproximadamente um terço, filhotes. Na feira de Cocal do Sul, serão disponibilizados para adoção, cerca de 30 animais entre adultos e filhotes.

De acordo com Janaína, para adotar é preciso, além de uma análise sobre a adoção e a responsabilidade que se irá assumir, levar documentos de identificação e comprovante de endereço.

Quem não tiver interesse em adotar e quiser ajudar de outras formas, nas feiras serão vendidas camisetas, adesivos, todos com campanhas contra maus tratos, abandono e conscientização sobre o devido respeito com os animais. A ONG também vende roupinhas, caminhas, coleiras e guias, para conseguir recursos para ajudar na causa. “Estamos a disposição para receber também, nessas duas oportunidades, doação de ração, medicamentos e qualquer doação financeira”.

ONG faz orientação importante

Segundo a vice-presidente da ONG, neste verão, as pessoas têm que ter mais cuidados com os animais. “Quem vai veranear deve levar junto seus animais, porque eles são domésticos e não sabem se "virar" sozinhos. Se preferirem, as pessoas podem deixar alguém na responsabilidade de alimentá-los e fazer a limpeza do local onde vivem. É importante pedir ajuda a vizinhos, parentes e amigos. Lembramos também que quem deixa o animal em situação de abandono poderá ser responsabilizado por maus tratos”.

Você pode ajudar

Mesmo sem TER sede, a SOS Vira-Lata arca com os custos dos animais acolhidos. As despesas geralmente são pagos pelos próprios voluntários. Ajudas são sempre bem-vindas. Os interessados em ajudar, podem doar ração, remédios ou outras coisas que possam ajudar no cuidado desses animais, podem entregar aos próprios voluntários. Quem quiser contribuir financeiramente, pode depositar na conta da ONG.

– Banco do Brasil Agência 3420-7

– Conta 100.392-5

– CNPJ 11.825.120/0001-44

Colaboração: Bruna Mendes