Saúde

Spray de espuma e maquiagem excessiva no carnaval podem causar lesões nos olhos

Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil

Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil

Produtos comuns no carnaval, o spray de espuma e a maquiagem podem ser um problema para a saúde dos olhos. Conselheiro da Sociedade Brasileira de Oftalmologia, Marcus Sáfady alerta que as lesões causadas por spray de espuma podem comprometer a visão.

“Quando a espuma cai nos olhos, pode causar vermelhidão, sensação de areia nos olhos, dor e todo tipo de reação alérgica”, explica o médico. Caso isso aconteça, o primeiro passo, segundo ele, é lavar a área afetada com água corrente e, se não melhorar, procurar um médico. Sáfady desaconselha a automedicação, pois existe o risco de complicar ainda mais a situação.

A carioca Larissa Ribeiro, 28 anos, precisou de atendimento de emergência depois de ser atingida por spray em um bloco de rua, na capital fluminense. “Uso lentes de contanto, então foi pior ainda. Minha vista ficou totalmente irritada e não conseguia enxergar direito. Detesto esses sprays, deviam ser proibidos”, comentou.

O Projeto de Lei 4.476/12, que propunha a proibição da venda do produto, foi arquivado no dia 31 de janeiro deste ano, pois o Artigo 105 do Regimento Interno da Câmara dos Deputados determina que ao fim de cada legislatura sejam arquivadas as propostas que estavam em tramitação.

A maquiagem excessiva é outro problema comum no carnaval, de acordo com o médico. “É preciso cuidado ao usar sombras com purpurina ou glitter, pois caso caia na vista, o material pode arranhar a córnea ou se alojar na pálpebra, causando irritação”, explica.

O oftalmologista adverte que o lápis de pintura também pode ser um vilão para os olhos. “Na parte interior das pálpebras, onde é utilizado, ficam as glândulas de meibômio, responsáveis pela secreção de material gorduroso que ajuda na composição da lágrima. A obstrução dessas glândulas aumenta o risco de inflamação e infecção local, podendo causar terçol”, explica Marcus Sáfady, lembrando que a remoção da maquiagem antes de dormir é fundamental para retirar quaisquer resíduos prejudiciais à visão.

Com informações da Agência Brasil

Notícias Relacionadas

Sobe para 11 o número de vítimas de incêndio em Criciúma; trabalhador teve 80% do corpo queimado

Balanço do sindicato inclui funcionário hospitalizado, trabalhador com fratura, sete empregados com problemas respiratórios e dois brigadistas atendidos na UPA.

Pix poderá ser usado em contas-salário a partir de 2027

Pix Automático poderá ser utilizado para pagamentos recorrentes; novas regras também reforçam mecanismos de segurança.

“A gente fica de mãos atadas”, diz empresária após furto no Jardim Itália, em Cocal do Sul

Cristine Ceron Possamai mantém a loja há 18 anos e espera a prisão dos responsáveis; pelo menos sete pessoas teriam participado da ação.

Outubro Rosa em Cocal do Sul reúne prevenção e história de superação

Encontro nesta quarta-feira (7) vai abordar câncer, saúde do coração, violência contra a mulher e autocuidado.