Geral

STF começa a julgar nesta segunda os acusados do ato de vandalismo de 8 de janeiro

A tubaronense Maria de Fátima de 67 anos é uma das investigadas por participar dos atos de vandalismo em 8 de janeiro

Foto: Divulgação

O Supremo Tribunal Federal começa nesta segunda-feira (14) o julgamento dos investigados por participarem dos atos de vandalismo no dia 8 de janeiro deste ano em Brasília, quando manifestantes invadiram e depredaram a Praça dos Três Poderes.

Quer receber as principais notícias da região? Clique aqui e entre no nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado de forma rápida e confiável 

Ao todo são 70 denúncias. A moradora de Tubarão, Maria de Fátima Mendonça Jacinto Souza, de 67 anos, mais conhecida como “dona Fátima” – que foi presa em janeiro deste ano – e é uma das investigadas. Segundo imagens do dia registradas, a mulher diz: “Vamos para a guerra, é guerra agora.Vamos pegar o Xandão agora” , se referindo ao ministro do STF, Alexandre de Moraes. Ela deve ser ouvida durante a sessão virtual extraordinária.

A partir da análise das denúncias feitas pela Procuradoria Geral da União , o STF vai definir se serão feitas ações penais contra os acusados. Nestas denúncias estão previstos os crimes de associação criminosa, abolição violenta ao estado democrático de direito, golpe de estado, ameaça, perseguição, incitação ao crime, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.

Se mantenha informado em tempo real! Clique aqui e siga o Sul in Foco no Instagram. Informações e notícias sobre a região na palma da sua mão!

Se as denúncias forem aceitas, os acusados se tornarão réus no processo. A sessão tem previsão para ser encerrada até o dia 18 de agosto.

Com informações do ND+

Notícias Relacionadas

Royalties do petróleo: STF reconhece que IBGE usou critérios ilegais para traçar a projeção marítima da costa de SC

Desde a década de 1990, diferentes procuradores do Estado atuaram no processo, além de servidores da própria PGE e de outros órgãos públicos estaduais, o que evidencia um trabalho coletivo que vai beneficiar todos os catarinenses.

STF autoriza SC a utilizar recursos do pagamento da dívida com a União no enfrentamento da Covid-19

O pedido foi protocolado pela Procuradoria-Geral do Estado de Santa Catarina (PGE) para garantir que a União deixe de aplicar qualquer tipo de penalidade ao estado em razão da suspensão dos pagamentos.

STF decide se estados podem autorizar descontos em mensalidade escolar

Processos tentam suspender leis do Maranhão, Pará e Ceará

Toffoli diz que STF jamais se sujeitará a nenhum tipo de ameaça

MPF-DF abriu investigação para apurar atos