Geral

Sul e Serra em destaque no Caderno Viver SC

Moradores destacam as peculiaridades e características de cada região.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Será publicado nesta quinta-feira (29), o segundo Caderno Viver SC, projeto do Diário Catarinense que apresenta Santa Catarina pelo do olhar dos moradores. Nesta edição, a equipe de reportagem desbrava e traz curiosidades de duas regiões bem distintas: a Serra e o Sul de Santa Catarina.

As peculiaridades da região serrana são contadas pelo jornalista e escritor lageano Paulo Ramos Derengoski. A responsabilidade de apresentar esta localidade ficou a cargo de um dos primeiros guias turísticos credenciados pela Embratur, Matias Liz dos Santos, que conduziu a equipe do Viver SC no local. Em São Joaquim, o fotógrafo Anselmo Viana do Nascimento – que trocou o litoral catarinense pelas belezas da Serra – mostrou os vinhedos, as macieiras e a cultura do povo joaquinense.

No Sul, o professor do curso de história da Unesc, Paulo Sérgio Osório, conta um pouco sobre a colonização dessa região diversificada que abrange desde os cânions, indústrias carboníferas, produção de mel até as belezas de praias de vasto valor histórico, como Laguna. Algumas peculiares do Sul serão apresentados pelo olhar da empresária Mondardo Bortolotto, que mostra a forte herança cultural deixada pelos imigrantes italianos, em Nova Veneza, e a mina de visitação Octávio Fontana, em Criciúma. No cenário pitoresco de Imbituba, o surfista e empresário argentino Enrique Alfredo Litman mostra as preciosidade do local que fez com que trocasse seu país de origem por Santa Catarina.

As características predominantes e um tanto quanto curiosas destas regiões também não poderiam ficar de fora, como o alto-falante que reúne moradores de Nova Veneza para transmitir as principais notícias da cidade, o café colonial que atrai mais de 15 mil pessoas por mês a São Martinho e o segundo maior parque de energia eólica do Estado, em Bom Jardim da Serra.

Bons exemplos também ganham destaque. Lauracy Proença de Melo, moradora de Lages, distribui há 34 anos pães às pessoas necessitadas. Em Criciúma, o auxiliar médico-legal Almir de Souza é responsável pela criação de 12 projetos voltados a comunidade, entre eles, a Farmácia Solidária, que reúne medicamentos doados por familiares de pessoas falecidas e, posteriormente, repassados a pessoas sem condições financeira de comprá-los.

Viver SC

Uma equipe do DC esteve desbravando e acompanhando personagens que contam e apresentam histórias e locais intrínsecos do Estado. Através da sensibilidade da repórter Karine Wenzel e do olhar minucioso do repórter fotográfico Marco Favero, cinco cadernos especiais serão produzidos surpreendendo e envolvendo o público catarinense, juntamente com o conteúdo sugerido pelos leitores. A aventura teve início na região Oeste, passando pelo Sul e Serra. O próximo caderno será sobre o Vale do Itajaí.

Hashtag

Os leitores são os olhos do Viver SC. Eles poderão marcar suas publicações nas redes sociais com hashtag #ViverSC registrando suas histórias, viagens e paisagens do Estado. A selecionadas serão publicadas na versão impressa e online da revista.

Mapa colaborativo

Outra forma de integração com o leitor é o mapa colaborativo disponível em diariocatarinese.com.br/viver-sc. O visitante do site escreverá uma frase e poderá colocar imagens sobre a sua cidade. A colaboração também pode ser pelo e-mail viversc@diariocatarinense.com.br ou pelo WhatsApp (48) 9924-0137.

Colaboração: Cristina Estefano