Segurança

Suspeita de corrupção desencadeia operação policial na prefeitura de Biguaçu

São investigados crimes contra a administração pública praticados, em tese, por empresas e servidores públicos

Divulgação

A Polícia Civil cumpriu dois mandados de busca e apreensão na manhã desta quinta-feira (17) em Biguaçu, associados a um inquérito que investiga suposta corrupção de servidores do município na concessão de alvarás para execução de obras.

A polícia não detalhou qual gestão foi alvo da operação, mas garantiu que não envolve o atual prefeito, Salmir da Silva (MDB). Foram apreendidos computadores, celulares e documentos.

Além de servidores públicos municipais de Biguaçu, empresas do ramo de engenharia civil também estão na mira da investigação.

— Os indícios iniciais apontam que haveria um favorecimento de servidores do município para concessão de alvarás de construção, para obras de reforma — disse o delegado Rodrigo Dantas, à frente da investigação, à CBN Diário.

As buscas ocorreram na residência de um dos servidores investigados, em Florianópolis, e na Secretaria de Planejamento e Gestão Participativa de Biguaçu, onde ele atuava como funcionário concursado.

O delegado do caso disse ainda que não há envolvimento do atual secretário da pasta, Éderson Kremer de Souza, nos supostos crimes.

Dantas afirmou que, após ter recebido denúncia sobre o caso, a Polícia Civil descobriu em contato com a prefeitura de Biguaçu que a gestão atual já havia instaurado um procedimento administrativo disciplinar em 2021 também para a apurar as supostas irregularidades.

O delegado afirmou que os documentos compartilhados pela prefeitura com a investigação policial permitiram que o caso fosse levado à Justiça.

Os mandados de busca e apreensão foram expedidos pela Vara Criminal da Região Metropolitana de Florianópolis, onde o processo corre em segredo de justiça.

Eles foram cumpridos pela Delegacia de Polícia Especializada no Combate à Corrupção (DECOR) da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DEIC/PCSC).

A prefeitura de Biguaçu reforçou, em comunicado distribuído à imprensa, que tem contribuído com a apuração policial. “A administração destaca, conforme nota publicada pela Polícia Civil, que as investigações são relacionadas a gestão anterior e coloca-se à disposição para eventuais esclarecimentos necessários.”

Com informações do NSCTotal

Notícias Relacionadas

Jovem estaciona carro na frente da casa da namorada e tem surpresa desagradável em SC

Polícia Militar precisou ser acionada por volta das 22h30 desta quinta-feira (26), em Campos Novos, no Meio-Oeste

Polícia Militar prende homem envolvido em tráfico de drogas em Criciúma

A Polícia Militar de Criciúma prendeu ontem, 26, homem envolvido em tráfico de drogas no bairro Jardim Maristela em Criciúma

Empréstimo de carro tem desfecho intrigante em SC

Polícia Militar foi acionada no município de Guaraciaba, no Extremo-Oeste do Estado nesta quinta-feira (26)

Aeroporto no Rio passa a exibir filmes pornôs em totens após ter painéis hackeados

Infraero diz que totens são de responsabilidade de empresa de publicidade