Segurança

Suspeita de corrupção desencadeia operação policial na prefeitura de Biguaçu

São investigados crimes contra a administração pública praticados, em tese, por empresas e servidores públicos

Divulgação

A Polícia Civil cumpriu dois mandados de busca e apreensão na manhã desta quinta-feira (17) em Biguaçu, associados a um inquérito que investiga suposta corrupção de servidores do município na concessão de alvarás para execução de obras.

A polícia não detalhou qual gestão foi alvo da operação, mas garantiu que não envolve o atual prefeito, Salmir da Silva (MDB). Foram apreendidos computadores, celulares e documentos.

Além de servidores públicos municipais de Biguaçu, empresas do ramo de engenharia civil também estão na mira da investigação.

— Os indícios iniciais apontam que haveria um favorecimento de servidores do município para concessão de alvarás de construção, para obras de reforma — disse o delegado Rodrigo Dantas, à frente da investigação, à CBN Diário.

As buscas ocorreram na residência de um dos servidores investigados, em Florianópolis, e na Secretaria de Planejamento e Gestão Participativa de Biguaçu, onde ele atuava como funcionário concursado.

O delegado do caso disse ainda que não há envolvimento do atual secretário da pasta, Éderson Kremer de Souza, nos supostos crimes.

Dantas afirmou que, após ter recebido denúncia sobre o caso, a Polícia Civil descobriu em contato com a prefeitura de Biguaçu que a gestão atual já havia instaurado um procedimento administrativo disciplinar em 2021 também para a apurar as supostas irregularidades.

O delegado afirmou que os documentos compartilhados pela prefeitura com a investigação policial permitiram que o caso fosse levado à Justiça.

Os mandados de busca e apreensão foram expedidos pela Vara Criminal da Região Metropolitana de Florianópolis, onde o processo corre em segredo de justiça.

Eles foram cumpridos pela Delegacia de Polícia Especializada no Combate à Corrupção (DECOR) da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DEIC/PCSC).

A prefeitura de Biguaçu reforçou, em comunicado distribuído à imprensa, que tem contribuído com a apuração policial. “A administração destaca, conforme nota publicada pela Polícia Civil, que as investigações são relacionadas a gestão anterior e coloca-se à disposição para eventuais esclarecimentos necessários.”

Com informações do NSCTotal

Notícias Relacionadas

Trabalhador é atropelado e acaba esmagado durante manutenção de caminhão em Jacinto Machado

A aeronave da Polícia Civil, tripulada pelos policiais e pelos profissionais da saúde do Saer/Sarasul foi acionada para prestar atendimento à vítima

Morre Júlia Ferreira, catarinense que lutava contra câncer há dois anos: “Exemplo de força e fé”

Moradora de Florianópolis morreu nesta quarta-feira (24) aos 21 anos

Aumento da cota da tainha fica abaixo do esperado e frustra pescadores em SC

Expectativa é recuperar perdas de 2023, quando categoria amargou prejuízos, especialmente na modalidade industrial

Acidente em Jaguaruna: Carro com crianças é atingido por trem após pane em linha férrea