Segurança

Suspeita de desvio milionário em hospital público de SC provoca operação policial

Mandados de busca e apreensão e também de sequestro de bens estão sendo cumpridos na manhã desta quarta-feira

Divulgação

A Polícia Civil cumpriu 14 ordens judiciais na manhã desta quarta-feira (30) com base nas investigações de um suposto desvio de dinheiro público no hospital de Itapema, no Litoral Norte de Santa Catarina. Segundo o delegado responsável pelo caso, Marcos Vinicius Flaire, ainda não é possível precisar quanto de recurso foi desviado, mas acredita-se que passe de R$ 5 milhões.

Os mandados de busca e apreensão e os de sequestros de bens foram cumpridos nas primeiras horas do dia nas cidades de Itapema, Balneário Camboriú, Porto Belo, Navegantes, Curitiba (PR) e Pelotas (RS), onde residem os envolvidos nos supostos desvios. Ainda não há um balanço do que foi apreendido, mas o delegado diz que o objetivo é inclusive mapear imóveis e veículos que não foram declarados pelas partes.

Os desvios teriam ocorrido entre 2013 e 2017. Conforme as investigações, a prefeitura fazia repasses ao Hospital Santo Antônio, que era administrado por uma Organização Social (OS). Essa, por sua vez, apresentava algumas notas falsas na prestação de contas. Na prática, a OS dizia ter gasto um valor maior do que o de fato usou e a diferença era dividida entre empresários, diretores do hospital e também agentes públicos.

Essa é a segunda fase da operação Sutura, que revelou uma organização criminosa que desviava dinheiro da saúde no município de Penha, conforme a polícia. Na época a poícia tinha conhecimento de que a prefeitura de Itapema destinou mais de R$ 18 milhões à mesma OS, sediada em Penha.

Porém, ainda não havia indícios suficientes do esquema delitivo operado naquela cidade.

Os nomes dos investigados não foram divulgados pela polícia. A reportagem tentou contato com a prefeitura de Itapema, responsável pelo hospital, mas não teve retorno até a publicação deste texto.

Com informações do NSCTotal

Notícias Relacionadas

Caminhão cai em rio após ponte quebrar no interior de Orleans; veja vídeo

Acidente foi registrado na tarde desta terça-feira, dia 17, e as causas serão apuradas.

Neve cai pela segunda vez em Santa Catarina nesta terça-feira; veja vídeo

Fenômeno já havia sido registrado pela manhã. Condição favorável segue até madrugada de quinta-feira, segundo Epagri/Ciram.

Motorista embriagado é condenado por matar mulher em SC

O crime aconteceu em 2016 e foi ao Tribunal do Júri esta semana

Ladrão invade casa e furta item inusitado em cidade de SC

Dono da residência contou aos policiais que saiu e quando voltou para casa deu falta do objeto; caso ocorreu em Campos Novos