Geral

Tabela SUS, Reajuste Já: Mais de quatro mil assinaturas já foram colhidas

Na semana passada os vereadores e assessores, além de funcionários do Legislativo de Criciúma, se engajaram mais uma vez e realizaram uma grande ação para colher assinaturas em defesa da saúde pública. O abaixo-assinado esteve à disposição de população na Praça Nereu Ramos e em vários bairros da cidade. Ontem (26), a tenda foi montada no pátio do estádio Heriberto Hülse. No total, durante a ação de segunda-feira até o domingo, foram arrecadadas mais e quatro mil assinaturas. E o movimento não para por aí. Quem tiver interesse pode ir até o Legislativo, de segunda a sexta-feira, das 13 às 19 horas, para participar.

Marcos Luiz de Aragão foi o primeiro a comparecer na tenda montada no estádio neste domingo. “É a primeira vez que vim para Criciúma. Quando ouvi esta grande mobilização que estava sendo realizada, aproveitei para fazer a minha parte. A saúde é muito importante”, disse o morador da Bahia, que veio acompanhar o jogo.

Quem também foi especialmente ao estádio somente para assinar o abaixo-assinado foi Adriana Bif Silveira. “Essa é uma boa atitude. Todos deveriam fazer a sua parte”, contou enquanto assinava o formulário. “Há necessidade desta mobilização porque a saúde está muito ruim”, complementou Sergio Francioni, morador do Bairro Próspera.

O presidente da Câmara de Vereadores, Itamar da Silva (PSDB), salientou que os vereadores cumpriram o seu papel. “A população reclama que nunca é bem atendida pelo SUS, e esse movimento é para o povo. Esta semana, a Câmara, juntamente com diversas entidades, se juntou mais uma vez nesta mobilização nacional. Ainda vamos continuar. Quem tiver interesse poderá se dirigir até o Legislativo onde estaremos colhendo as assintauras para o abaixo-assinado”, comentou o parlamentar, acrescentando que este número será aumentado, já que há muitas entidades engajadas nesta ação. “A entrega das assinaturas está agendada para o dia 7 de junho, às 14 horas, no Legislativo”, enfatizou o vereador.

Já o deputado estadual José Milton Scheffer, presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Saúde, destacou que Criciúma tem dado exemplo muito forte e servindo de inspiração para o Estado. “A meta era atingir 50 mil assinaturas e conseguimos mais de 70 mil. Com esta segunda etapa de mobilização acreditamos que vamos ultrapassar 100 mil assinaturas no Estado”, comentou ele, que esteve na tarde de ontem (26), no estádio.

A próxima contagem no país será feita dia 13 de julho. “Acredito que vamos chegar a dois milhões de assinaturas no país. A população entendeu e está participando. Este ato popular é importante não só pelo número de assinaturas, mas para conscientizar a sociedade e colocar a saúde na agenda política deste ano e do ano que vem”, reforçou o deputado.

O abaixo-assinado do Projeto de Lei de iniciativa popular tem o objetivo de assegurar o repasse integral de 10% das receitas correntes brutas da União para a Saúde Pública, alterando, dessa forma, a Lei Complementar nº 141, de 13 janeiro de 2012.

Também estão engajados na ação a Frente Parlamentar em Defesa da Saúde, a classe médica, por meio do sindicato e a regional de saúde, o Governo Municipal, por meio das secretarias de Educação e Saúde, além da Afasc, igrejas, bairros, através da União das Associações de Bairros de Criciúma (UABC), ONGs, Unesc, Gerência de Educação de Criciúma (Gered), ACIC, CDL e demais entidades.

Talento

Enquanto os vereadores pegavam assinaturas, o artista plástico Ricardo Bernardo, 22 anos, deixava a sua marca. Autodidata, ele registrou por meio de trabalho em grafite, a importância deste ato de mobilização encabeçada pelos vereadores de Criciúma. Na praça Nereu Ramos, sábado (25), ele pintou uma criança recebendo uma gotinha. Trabalho que durou cerca de 30 minutos. “Sou de Balneário Rincão e estava morando em Portugal. Há alguns dias voltei para minha terra natal e quero continuar minhas atividades nesta área”, disse, enquanto mostrava seu trabalho.

O jovem participou de vários eventos em Portugal e seu forte é mostrar a cultura urbana. Além da técnica em grafite ele também realiza trabalhos em pincel. Quem tiver interesse pode ligar para 9957-7459. Ele também atende empresas.

Daniela Savi/Imprensa Câmara de Vereadores de Criciúma

[soliloquy id=”28577″]