Esporte

Tarde esportiva reúne centenas de caratecas em Içara

Alunos do projeto Karatê de Inclusão participaram de festival da modalidade

Ao longo deste sábado, 16, crianças e adolescentes de todas as partes de Içara estiveram no Festival de Karatê, promovido pela Fundação Municipal de Esportes (FME). O evento contou com os alunos do projeto Karatê de Inclusão, em uma tarde de descontração e disputa no Complexo Esportivo João Ramos Roussenq (Módulo).

O prefeito Murialdo Canto Gastaldon prestigiou o festival e destacou o nível esportivo da cidade. “O esporte tem papel fundamental na sociedade e Içara é referência, onde vivemos um dos melhores momentos de destaque. Tudo isso só ocorre graças a força de vontade e empenho de todos os envolvidos”, ressaltou.

As disputas do kata e kumitê envolveram os 11 núcleos do projeto. “O maior objetivo é realizar a inclusão social. É com muito orgulho que vimos às famílias se alegrarem em um momento como este, o que nos da ainda mais força de seguir firme com o trabalho”, colocou o professor Everaldo Pereira.

O superintendente da FME Martinho Mrotskoski Neto relatou o papel de extrema influência que o esporte possui. “Eventos deste tipo tendem a unir as pessoas e o nossa meta é sempre fortalecer o âmbito esportivo, que contribui muito para a comunidade”.

O projeto Karatê de Inclusão é promovido hoje nos bairros Presidente Vargas, Nossa Senhora de Fátima, Jardim Elizabete, Jardim Silvana, Vila Nova, Barracão, Tereza Cristina, Aurora, Raichaski, Cristo Rei e Centro.  “Como é bom olhar para trás e ver que esse festival se fortaleceu. Estamos na frente com o esporte e o karatê é um dos nossos principais destaques, que graças ao empenho dos profissionais, pais e apoiadores não para de ser reconhecido em nível regional, estadual, nacional e até mundial”, enalteceu a diretora técnica da FME, Denise Gomes Bardini. Além disto, ela destacou o apoio da Faculdades Esucri em todo desenvolvimento do trabalho. 

Para a aluna Gabriella Piuco, a iniciativa é uma forma de oportunizar a participação em uma competição onde todos saem vencedores, com medalhas pela participação. “Muitos não disputam grandes confrontos, que envolva tantas pessoas, então este festival vem ao encontro de promover a prática entre todos. Da mesma forma, a promoção do esporte auxilia na qualidade de vida e pode transformar uma pessoa”, finalizou a garota que participa há quatro anos das aulas da modalidade.

Colaboração: Mariéli Salvador/Assessoria de Comunicação PMI

[soliloquy id=”175528″]