Esporte

Técnico de Criciúma comandará seleção catarinense de handebol beach

A primeira seletiva para recrutamento de atletas ocorre entre os dias 24 a 28 de abril, em Criciúma

Pioneiro na composição de equipes e promoção de eventos de handebol na areia no Sul de Santa Catarina, o técnico da equipe de Criciúma da modalidade, Martinho Mrotskoski, assume, a partir de abril, uma responsabilidade extra. A convite da Federação Catarinense de Handebol (FCHb), o profissional será conduzido ao comando da seleção estadual de handebol beach masculino.

O treinador conciliará as atividades de professor de handebol de quadra na SATC, o comando das equipes de rendimento da Fundação Municipal de Esportes (FME) com a preparação da seleção catarinense para os eventos de nível nacional. “Estamos sempre com equipes representando Criciúma nos Estaduais, Circuito SESC e vencendo esses torneios. Com a seleção do Estado, vamos jogar o Circuito Nacional e Copa do Brasil de seleções e clubes”, conta Martinho.

A primeira seletiva para recrutamento de atletas ocorre entre os dias 24 a 28 de abril, em Criciúma. No início de junho, na cidade de Lages, mais jogadores vão ser escolhidos por Martinho para compor um grupo permanente.

Natural de Içara, Martinho milita no handebol beach há mais de 15 anos e garante que prefere o jogo na areia ao da quadra. “Vai ser um orgulho defender Santa Catarina em todo o Brasil. Preferi focar no handebol beach porque é um jogo mais dinâmico e atrativo, empolga a quem está assistindo. Quero montar um time que exclusivamente jogue na areia”, visa o técnico.

Entre as diferenças principais em relação à quadra, o handebol jogado na areia têm quatro atletas (contando com o goleiro) em cada time na quadra, enquanto no piso dos ginásios são sete jogadores. Os gols espetaculares e de giro, que valem por dois, também caracterizam uma peculiaridade da modalidade adaptada à areia.

João Pedro Alves/Decom Prefeitura de Criciúma