Saúde

Tecnologia: Óculos de realidade virtual transformam experiência de coletas e vacinas nas crianças

Foto: Divulgação

Eles chegaram para revolucionar e oferecer mais realismo aos games, no entanto outros setores têm descoberto novas oportunidades para utilização dos óculos drealidade virtual. Na área da saúde, o Laboratório Búrigo incorporou a tecnologia nas coletas de sangue e aplicações de vacinas em crianças para transformar as experiências nos exames feitos por crianças.

utilização se dá de forma muito simples. Pouco antes do procedimento da coleta, os pequenos começam a assistir vídeos divertidos através do óculos. Enquanto se distraem com as animações, a técnica responsável pela coleta ou aplicação da vacina faz as verificações prévias e realiza os procedimentos. “É muito comum as crianças chegarem com medo da seringa, um temor muito além do nível da dor da picada da agulha. Com essa distração, elas ficam mais calmas, com a musculatura relaxada, o que também favorece a retirada da amostra”, conta o enfermeiro do Laboratório Búrigo, Leandro de Costa.

necessidade de fazer um exame de sangue sempre foi encarada com medo pelo pequeno Thales dos Santos Nunes, de quatro anos. O pai, Wagner Nunes, conta que sempre foi necessário estar no colo de alguém e com bastante conversa para acalmar o menino. “Esse óculos é uma bênção. Ele ficou muito tranquilo vendo o desenho, bem diferente das outras vezes”, contou Wagner.

As coletas com os óculos de realidade virtual não possuem custo extra e estão disponíveis nas unidades Dona Lina (próximo ao Hospital São João Batista), Pio Corrêa (Ed. Vitale), Giassi Santa Bárbara, Angeloni Av. Centenário, Centro (próximo ao Banco do Brasil) e Araranguá.

Colaboração: João Pedro Alves

Notícias Relacionadas

Trabalhador é atropelado e acaba esmagado durante manutenção de caminhão em Jacinto Machado

A aeronave da Polícia Civil, tripulada pelos policiais e pelos profissionais da saúde do Saer/Sarasul foi acionada para prestar atendimento à vítima

Morre Júlia Ferreira, catarinense que lutava contra câncer há dois anos: “Exemplo de força e fé”

Moradora de Florianópolis morreu nesta quarta-feira (24) aos 21 anos

Aumento da cota da tainha fica abaixo do esperado e frustra pescadores em SC

Expectativa é recuperar perdas de 2023, quando categoria amargou prejuízos, especialmente na modalidade industrial

Acidente em Jaguaruna: Carro com crianças é atingido por trem após pane em linha férrea