Geral

Temperaturas despencam a partir de quarta-feira e neva na Serra

Maior parte do país sentirá efeitos de uma massa de ar polar; Grandes chances de neve nas regiões serranas.

Divulgação

O frio volta com força nesta semana. A partir de quarta-feira, dia 19, Santa Catarina e boa parte dos estados brasileiros sentirão os efeitos de uma massa de ar polar formada na Argentina. As temperaturas se aproximarão dos 0º C na região de Criciúma, com grandes chances de neve nas serras catarinense e gaúcha.

Hoje e amanhã ainda teremos condições agradáveis, mas o cenário começa a mudar a partir da metade da semana. “Na quarta começa a frente fria, com chuva e queda na temperatura. Teremos chuva gelada também na quinta e sexta, com temperatura baixa o dia inteiro. A condição de neve acontece principalmente entre a noite de quinta e a madrugada de domingo”, detalha o meteorologista Ronaldo Coutinho. A mínima prevista para a região serrana é, de ao menos, -6º C.

Ainda não é possível saber até aonde os termômetros irão chegar no litoral, por conta da umidade. “Talvez a mínima seja de 1º C ou 2 ºC em Criciúma, mas isso só saberemos na quarta-feira”, afirma Coutinho. A chance de geada existe, mas é remota. “A possibilidade não é muito grande. Se acontecer, será no domingo ou na segunda. Nesse ponto, a umidade estará favorecendo vocês”, informa.

A previsão é que volte a esquentar a partir da próxima segunda-feira à tarde, retornando ao padrão anterior. “Pode vir mais uma frente fria no final do desse mês”, antecipa o meteorologista.

O fenômeno é conhecido como friagem. Regiões do país acostumadas ao calor nessa época do ano precisarão se adaptar ao frio, como será o caso do Centro-Oeste e Norte. “Vai fazer muito frio no Mato Grosso, Rondônia, sudoeste do Pará e sul do Amazonas”, ressalta Coutinho.

Com informações do site TNSul

Notícias Relacionadas

Serra registra mínima de -8°C e pelo menos 17 cidades de SC têm temperaturas negativas; FOTOS

Menor temperatura foi registrada em Urupema. Pelo menos outras 16 cidades do estado haviam registrado temperaturas negativas, segundo a Defesa Civil, neste domingo (4).

Sábado amanhece com geada na Serra de SC e termômetros abaixo de 0°C

Árvores congelaram no Centro de São Joaquim e termômetros marcaram -4ºC.

Com temperatura negativa, Serra tem até ‘boneco de geada’

Sexta-feira tem sol em SC; tempo muda no fim de semana

Sábado deve ter chuva em algumas regiões. No domingo, chega uma massa de ar frio.