Geral

Terminal Central de Criciúma ganha novas escadas rolantes

O Terminal Urbano Central de Criciúma vai ganhar novas escadas rolantes. As atuais são muito antigas, já são mais de 20 anos e elas não têm mais condições de conserto. O problema, que é antigo, será resolvido pelo Governo Municipal, através da Autarquia de Segurança, Trânsito e Transportes de Criciúma – ASTC. A substituição por um novo equipamento mais moderno já está sendo feita.

O prefeito Márcio Búrigo comenta que resolver os problemas da escada rolante no terminal era uma de suas metas de governo. “Sabemos que o problema não é de hoje e a população reivindicava uma solução. Buscamos resolver isso da melhor maneira, a instalação das novas escadas é um processo lento e vai trazer alguns transtornos. Mas o benefício com isso será permanente, mobilidade urbana é um direito de todos”, destaca o prefeito.

Uma equipe já trabalha no local na retirada do velho equipamento, que costumava dar frequentes problemas, dentro de 90 dias as novas escadas rolantes já devem estar funcionando, segundo os técnicos da empresa vencedora da licitação para a instalação do equipamento.

“Esse é um processo lento. Antes é preciso desmontar as antigas para que possamos tirar as medidas exatas para a fabricação de novas escadas rolantes”, explica o técnico responsável pela instalação do equipamento, Edinaldo Santos. “Com as medidas prontas, o processo de fabricação leva aproximadamente 60 dias e a instalação cerca de um mês. Se tudo correr conforme o cronograma, e três meses as escadas estarão em pleno funcionamento”, completa.

Seu Valter da Silva tem 70 anos e usa o transporte coletivo diariamente. O aposentado conta que vem ao Centro da cidade frequentemente para fazer fisioterapia. “Eu uso sempre o elevador, tenho problemas na coluna e por isso preciso evitar subir escadas. A instalação das escadas rolantes vai facilitar o meu dia a dia. No elevador muitas vezes têm filas, outras está em manutenção, com a escada rolante o processo fica mais ágil, fica mais prático para nós, usuários do transporte urbano. Facilidade não só para mim, mas também para deficientes e crianças, por exemplo”, comenta Silva.  

Diariamente, só no Terminal Central, circulam mais de 15 mil pessoas. Como a rotatividade nos elevadores é alta, a manutenção, muitas vezes, é um processo difícil. Dona Iraci se empolga com a novidade. “Eu não posso subir e nem descer escadas. Já teve algumas vezes em que cheguei aqui e não estavam funcionando nem as escadas e nem o elevador e eu precisei voltar para casa. As escadas rolantes vão acabar com problemas como esse”, enfatiza a aposentada Iraci Fernandes.

De acordo com o presidente da ASTC, Giovanni Zappellini, o investimento ultrapassa os 600 mil reais. “A Autarquia vai fazer cobrança acirrada na empresa que venceu a licitação. Queremos respeitar o prazo dado pela empresa e acabar com esse problema o quanto antes, destaca.    

Seu Ardôncio Ribeiro, também de 70 anos, gostou. “Eu passo por aqui todos os dias. Já não tenho mais 30 anos”, brinca o aposentado. “A força nas pernas não é a mesma, as escadas rolantes vão refletir na minha saúde, será mais qualidade de vida”, afirma. 

Colaboração: Ioton Neto / Diretoria Executiva de Comunicação de Criciúma

[soliloquy id=”117941″]