Saúde

Trabalhadores da saúde de Tubarão e região entram em greve

Foto: Divulgação / Diário do Sul

Foto: Divulgação / Diário do Sul

Os trabalhadores de hospitais e clínicas de Tubarão e região entram em estado de greve após assembleia realizada esta semana na qual foi rejeitada a proposta patronal para a categoria. 

Segundo a presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Saúde de Tubarão e Região, Denise Matos Freitas, a proposta do sindicato patronal foi reajustar os salários em torno de 10,74%, ou seja, 70% do INPC, em duas vezes – pouco mais de 5% de reajuste em abril e o restante em junho. 

“Os trabalhadores não aceitaram esta proposta, pois nossa solicitação é o INPC – 15,34% –, mais 3% de ganho real. Sabemos que o país passa por uma crise e entendemos a situação das empresas, mas os trabalhadores, que estão há 14 meses sem reajuste, estão sofrendo com contas mais altas e custos mais caros na alimentação, transporte e outros”, aponta. 

No dia seguinte à assembleia, o sindicato patronal foi notificado sobre a decisão dos trabalhadores. “Vamos aguardar uma nova proposta. Eles ficaram de nos procurar na semana que vem para nos dar alguma posição. Então faremos uma nova assembleia com os trabalhadores. É claro que não queremos uma greve. Nós mesmos temos familiares e parentes que utilizam os serviços de saúde e temos consciência da importância desse trabalho. Esperamos chegar em um acordo”, salienta. 

O sindicato abrange 17 municípios da região e trabalhadores de todas as áreas da enfermagem – incluindo enfermeiros, auxiliares e técnicos, higienizadores, secretários administrativos e outros.

Com informações do site Diário do Sul