Trânsito

Transposição do Rio Tubarão e Morro do Formigão continua com velocidade em 60 km/h

Foto: Muriel Ricardo Albonico / Comunicação DNIT/SC

Foto: Muriel Ricardo Albonico / Comunicação DNIT/SC

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT/SC) lembra, aos usuários da BR-101 Sul, que a velocidade limite na transposição do Rio Tubarão e Morro do Formigão continua em 60 km/h. Desde o final de dezembro passado, o trecho em desvio do km 337 ao km 339, tem nova configuração nas faixas de rolagem, no sentido Norte-Sul. Antes, o estreitamento de pista começava no km 336, sobre o viaduto de acesso ao Morrotes. Agora, não há mais redução de espaço até o final do túnel, onde o fluxo de veículos segue em faixa auxiliar até transpor o morro.

O segmento recebeu acréscimo de mais uma faixa de rolagem entre a ponte do Rio Tubarão, passando pelo acesso à SC-390 e terminando no túnel. Assim, o acréscimo de veículos na rodovia federal, trazido pelos turistas em viagem de longo curso, tem maior capacidade de vazão, reduzindo o tempo de travessia. Este é o último ponto da BR-101 com obras de duplicação.

No sentido Sul-Norte, a configuração de tráfego não foi alterada, com faixa auxiliar para tráfego pesado desde o início do aclive até próximo do emboque do túnel. Após esse ponto, os veículos seguem em faixa única até o viaduto de acesso ao Morrotes.

O limite de velocidade de 60 km/h, nesse trecho, é pata todos os tipos de veículos.

Colaboração: Muriel Albônico/DNIT-SC