Saúde

Treinamento funcional para pessoas acima de 50 anos

Programa estimula os “maduros” a conquistarem boa forma e qualidade de vida.

Frases como “não vou conseguir”, “isso não é para mim” ou “não tenho idade para isso” são muito comuns a homens e mulheres com mais de 50 anos quando se trata de manter uma rotina de exercícios físicos puxados.

Com o propósito de acabar com o mito e atrair adeptos a um ritmo de vida saudável, a academia Sparta 55 de Criciúma criou um programa de treinamento exclusivo para essa faixa etária.
 
A rotina especial aos alunos acima de 50 anos inclui três treinos semanais desenvolvidos por profissionais (coaches), acompanhamento de nutricionista e sessões de mental coaching. “Os profissionais dão suporte à nossa filosofia baseada em três pilares: os exercícios físicos, a alimentação saudável e o foco mantido em uma maneira de viver com saúde”, explica o diretor da academia, Gabriel Lima.
 
Aliar atividade física e alimentação balanceada consiste em uma das maneiras mais eficientes de driblar a diminuição do metabolismo, as dores e doenças propícias a quem avança à terceira idade, destaca o coordenador técnico da academia, Lisandro Roldão. “Qualquer pessoa tem capacidade de fazer o treinamento. No caso de limitações físicas, os treinadores adequam movimentos, número de repetições e cargas”, conta.
 
Os 5 erros comuns na malhação com mais de 50 Anos
 
Para quem já passou dos 50 e nunca sequer caminhou em uma esteira, é natural que o corpo estranhe o inicio de qualquer atividade física. Por isso, para não “forçar a barra”, cuidado com alguns erros comuns que os iniciantes costumam cometer. Lisandro Roldão deixa as dicas:
 
1. Nunca pular o aquecimento: Essa é uma parte importante já que prepara o sistema nervoso para a atividade física, previne palpitações e cansaço.
 
2. Mesclar exercício aeróbico e levantamento de peso: Foco para a saúde do coração e queima de calorias. Mas o treinamento de resistência, feito com pesos, também traz resultados. Até porque quem já passou dos 50 anos tem maior tendência a flacidez muscular.
 
3. Sempre alongar o corpo: O envelhecimento causa dor nos músculos quando movimentados rapidamente. É aconselhado que as pessoas com mais de 50 anos de idade pratiquem exercícios que envolvam flexibilidade pelo menos três vezes por semana para ajudar a melhorar o equilíbrio e a força dos músculos centrais do corpo, assim como proteger articulações do quadril e espinha.
 
4. Acompanhamento profissional: Procurar um profissional de educação física qualificado para fazer o acompanhamento durante a execução dos exercícios é sinônimo de segurança. Sejam os exercícios praticados na academia ou na própria casa da pessoa.
 
5. Querer fazer tudo de uma vez: Outro erro dos novatos “cinquentões” é querer fazer de tudo, com grande intensidade, logo nos primeiros dias de treinamento. Por maior que seja a animação, a pessoa precisa ir aos poucos, aumentar a quantidade e intensidade dos exercícios gradualmente, para não se lesionar.
 
As turmas dos 50 na academia Sparta 55 começam no dia 11 de abril. Os treinamentos específicos vão ocupar o período de uma hora por dia. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (48) 3413-7955.

Colaboração: João Pedro Alves / N&BCom 

 

 

[soliloquy id=”172622″]