Geral

Três carboníferas apresentam proposta e cerca de 500 mineiros retornam às atividades

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Depois que os mineiros da região Sul decretaram greve nesta quinta-feira (12), uma assembleia foi realizada para que os trabalhadores analisassem as propostas oferecidas pelas empresas. Conforme o site Engeplus, por unanimidade, os mineiros das carboníferas Siderópolis, Belluno e Comin e CIA, que representam cerca de 500 profissionais, aceitaram o acordo de 10% de aumento no salário, abono férias de R$ 1218,45 e vale-alimentação de R$ 150 por mês, que as três acordaram.

Conforme o presidente da Federação dos Mineiros,Genoir dos Santos, os trabalhadores retornam à atividade nesta sexta-feira. “Ainda falta contemplar os outros dois mil mineiros das carboníferas Metropolitana, Rio Deserto e Catarinense, sendo que essas três, detém de 50% do carvão fornecido à Tractebel Energia”, disse Santos e acrescentou, “entretanto nenhuma dessas empresas apresentou proposta ainda”.

O presidente acredita que, agora que houve uma conquista, é importante que os outros trabalhadores continuem lutando por seus direitos. “Essa conquista vai ajudar a fortalecer aqueles que estão em greve. Se alguns mineiros ja conquistaram as reivindicações, os outros também podem conseguir”, pontuou.