Geral

Tubarão registra a terceira morte por Gripe A

Homem de 45 anos morreu no último sábado

A terceira morte por Gripe A (H1N1) em Tubarão e quarta na região foi confirmada ontem pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado (Dive). Um homem de 45 anos morreu no último sábado, vítima da doença. Ele não possuía nenhuma condição, como o tabagismo, para agravar a gripe. No Estado, foram confirmadas mortes de dois homens, um de 47 anos (tabagista) e outro de 38 (tabagista e hipertenso). Em toda Santa Catarina, 38 pessoas morreram.

A primeira morte registrada na região foi de um homem de 40 anos, de Capivari de Baixo. Em Tubarão, foram a óbito outros dois homens, um de 36 e outro de 38 anos. Tubarão é o segundo município catarinense em número de mortes, junto com Videira, atrás de Blumenau (que registrou sete óbitos e 49 casos).

Na região de abrangência das gerências de saúde de Tubarão, Laguna e Braço do Norte, foram registrados 43 casos. Isso corresponde a 8,95% de todos os registrados no Estado. Em Santa Catarina, 480 pessoas contraíram a Gripe A. Somente são testadas para H1N1 pessoas que são internadas em hospitais.

Tubarão é o sexto município em número de casos no Estado. Em Laguna, foram registrados sete casos; em Sangão, oito.

Neste período, é importante que as pessoas adotem as medidas de prevenção da doença. Deve-se manter a etiqueta da tosse, utilizar o álcool em gel, lavar as mãos com frequência. Quem estiver gripado deve evitar aglomerações de pessoas. É importante procurar um médico para ser diagnosticado e tratado. Não se deve praticar a automedicação.

De acordo com a Gerência de Saúde, os municípios estão abastecidos com medicamentos contra o H1N1 e os postos de Estratégia Saúde da Família (ESF) estão preparados para fazer o atendimento e o encaminhamento.

Os sintomas da Gripe A são tosse, falta de ar e febre. Caso algum deles apareça, é importante procurar uma unidade básica de saúde. O vírus do H1N1 circula pela região desde novembro do último ano.

Diário do Sul