Saúde

Tubarão só tem três ampolas

Foto: Divulgação/Notisul

Foto: Divulgação/Notisul

O estoque da vacina BCG, obrigatória para recém-nascidos, deve acabar amanhã em Santa Catarina, informou a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive). A vacina protege contra formas graves de tuberculose. 

Em Tubarão, as doses no Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC) terminaram ontem, o município só tem três ampolas e, de acordo com o agendamento, são doses para 15 crianças. 

Conforme a gerente de imunização da Dive, Vanessa Vieira da Silva, o estado ainda não recebeu o lote para este mês. Os municípios recebem doses imunobiológicas de BCG em quantidades inferiores ao necessário por problemas na produção, por isso algumas estratégias são lançadas para que os atendimentos não fiquem descobertos. 

Na Cidade Azul é realizado um agendamento para as sextas-feiras. “Cada frasco possui seis doses e, depois de aberto, tem um período de validade. Então, para evitar que sejam abertos e ocorra um desperdício, já que temos doses controladas, estamos organizando grupos para a vacinação”, explicou a secretária de saúde Tanara Cidade de Souza

O desabastecimento em várias cidades do estado começou no fim do ano passado, quando o laboratório que produz a vacina no Brasil teve problemas na produção. Santa Catarina deveria receber por mês 25 mil doses, mas foram enviadas 19,5 mil no mês passado. 

Para Tubarão foram 500 e a quantidade foi dividida entre sete municípios da região (Tubarão, Jaguaruna, Treze de Maio, Sangão, Pedras Grandes, Capivari de Baixo e Gravatal).

Sem previsão

Segundo a Dive, o estado não tem previsão de uma nova remessa. De acordo com o Ministério da Saúde, o laboratório que produz a vacina no Brasil teve problema com o processo produtivo, com a intermitência no abastecimento da água e a adequação às exigências para a Certificação de Boas Práticas de Produção. O ministério ressaltou que os contratos entre a entidade e os laboratórios estão em dia.    

Recomendação

Enquanto o abastecimento não é normalizado, a Dive recomenda aos pais que mantenham os bebês em casa e evitem o contato deles com pessoas doentes. Conforme os representantes da diretoria, em Santa Catarina não há um número grande de tuberculosos graves. A vacina é normalmente aplicada nos recém-nascidos ainda na maternidade, mas ficava disponível em alguns postos para os casos de bebês que, por algum motivo, não puderam recebê-la no hospital.

Vacina BCG

Como é aplicada?
Por via intradérmica (injeção sob a pele), de preferência no braço direito. É necessária somente uma dose da vacina.
Quem deve tomar?
Todas as crianças.
Quando é preciso tomar a vacina?
Após o nascimento, na maternidade, em somente uma dose.
Quais os benefícios?
Proteção contra as formas graves da tuberculose, doença contagiosa, produzida por uma bactéria que atinge principalmente os pulmões e que, se não tratada, pode provocar sérios problemas respiratórios, emagrecimento, fraqueza e até levar à morte. A tuberculose é transmitida de pessoa a pessoa pelo ar, por meio de tosse, espirro ou fala. Os principais sintomas são febre ao fim do dia, tosse, fraqueza, cansaço e perda de peso.

Com informações do jornal Notisul