Geral

Túnel pronto, mas sem liberação

O túnel do Morro do Formigão, na BR-101, em Tubarão, obra necessária para que a duplicação ‘funcione’ efetivamente, encaminha-se para a finalização e até agora não há sinal de quando serão construídos o acesso no emboque sul e as obras complementares. Nesta quarta-feira durante a tarde nenhum operário trabalhava nas obras de acesso. Isso significa que o túnel ficará pronto, mas não poderá ser usado por falta de ligação.

No processo das obras complementares está prevista a elaboração dos projetos básico e executivo. Há quatro meses foi realizada a licitação, onde venceu o consórcio Setep – Sotepa, que contempla entre os trabalhos a interseção pela margem direita do Rio Tubarão, o acesso ao bairro Sertão dos Corrêa e a restauração do Morro do Formigão. Orçada em R$ 36,5 milhões, a previsão era de que os trabalhos iniciassem em dezembro do ano passado, com o prazo de 14 meses para o término.

O primeiro trabalho referente às obras complementares iniciou no fim de janeiro deste ano. O agrupamento no emboque norte do túnel para início da construção dos acessos à galeria e à SC-390. Porém, não há previsão de término e nem um cronograma de trabalhos divulgado. 

Os representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit) no estado não responderam aos questionamentos das obras complementares e do prazo de liberação do túnel.

Mesmo com a inauguração marcada para maio é provável que os veículos não poderão trafegar pelo local. Resta saber como ficará a segurança no local com a finalização dos trabalhos. O túnel terá somente um sentido, o sul.

A obra

O lote de obras para construção do túnel tem 900 metros de extensão. Destes, 530 metros são de galeria escavada e 370 metros de acessos – 210 metros no norte e 160 metros no sul. O empreendimento faz parte da segunda fase de obras para a duplicação da BR-101 sul catarinense, junto com a Ponte de Laguna e o lote 1 de travessia urbana lagunense. As obras começaram em fevereiro de 2013. A construção do túnel do Morro do Formigão é a quarta obra para transposição de maciços rochosos.

Com informações do jornal Notisul